
Quatro distritos sob aviso amarelo na quinta-feira devido à chuva
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte até às 6h00 de quinta-feira.
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte até às 6h00 de quinta-feira.
O IPMA pôs também sob aviso amarelo para domingo vários distritos devido ao risco de vento forte do quadrante sul na faixa costeira, com rajadas que podem chegar aos 80 quilómetros por hora.
Com as detenções de hoje o Governo "provou que prefere reprimir e ignorar os jovens, do que aceitar a ciência e criar um plano para a transição justa" que garanta "um futuro num planeta habitável", lamenta movimento.
A PSP indica ainda que vai ser aberto um processo de inquérito interno para esclarecer as circunstâncias em que decorreram os protestos, uma vez que o local é vigiado pela polícia.
De acordo com o IPMA, o sismo, "até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais" e foi sentido "nos concelhos de Castro Marim, Faro, Loulé, Portimão, Vila Real de Santo António (Faro), Cascais, Lisboa, Torres Vedras, Vila Franca de Xira (Lisboa), Almada, Setúbal e Sines (Setúbal)".
IPMA prevê céu muito nublado e aguaceiros a partir do fim da manhã. Pode ainda haver registo de granizo e trovoada, em especial nas regiões Norte e Centro.
O IPMA emite um aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Não estão previstas subidas de temperaturas até ao final da semana, mas o calor ainda pode voltar até ao final do mês de setembro, diz à SÁBADO a meteorologista Patrícia Marques.
O aviso laranja para Santarém, Setúbal, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre vigora devido à previsão de aguaceiros, acompanhados de rajadas fortes, além de trovoada.
Os episódios típicos das estações de transição são propícios à "ocorrência de inundações urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento"
O aviso Amarelo para os 10 distritos portugueses diz respeito à previsão de precipitação, com aguaceiros, por vezes fortes, e ocasionalmente de granizo e acompanhados de rajadas fortes.
Apesar do seu formato fora do comum, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera assegura tratar-se de um fenómeno meteorológico normal.
Estes dois dias ficaram apenas atrás de quatro dias, entre 2 e 5 de agosto de 2018, em que se "verificaram condições meteorológicas semelhantes às atuais, mas durante um intervalo temporal maior", sublinhou o IPMA em comunicado.
É o que mostram os dados do IPMA, que detalha que o calor se deve a uma "massa de ar quente e seco com origem no norte de África".
"As crianças com menos de seis meses não devem estar sujeitas a exposição solar, direta ou indireta", reforça a DGS.
O IPMA colocou também mais de 100 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Braga, Vila Real e Bragança em perigo muito elevado.