
Fernanda Salvaterra: “Não existe uma palmada pedagógica”
A psicóloga, responsável por um estudo sobre castigos corporais, descobriu que 30% ainda os praticam e em muitos casos em bebés. Defende que causam baixa autoestima e não são eficazes.
A psicóloga, responsável por um estudo sobre castigos corporais, descobriu que 30% ainda os praticam e em muitos casos em bebés. Defende que causam baixa autoestima e não são eficazes.
O sono é fundamental para melhorar todas as funções do corpo – e a jornalista Lucília Galha, como tinha os filhos doentes, a tossir toda a noite, viveu essa experiência. Outros destaques da edição: é preciso acabar com as palmadas nas crianças; a nova mania de alterar “palavras proibidas” nos livros; e a história da Rainha da Net
O parlamento aprovou ainda, por unanimidade, a audição do presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e da ministra da Justiça.
Fundador da associação Quebrar o Silêncio, que ajuda vítimas e sobreviventes de violência sexual, lança agora guia sobre o tema. Apela a que sejam abandonados termos infantilizados para referir os órgãos sexuais e apela a que caiam tabus, pela prevenção do abuso.
Prega que "as mulheres de 19 anos são mais atraentes porque passaram por menos pila" e que um homem trair "é exercício". Chega a rapazes dos 10 aos 29. A nova celebridade do Tik Tok preocupa psicólogos ouvidos pela SÁBADO.
"Como é possível existirem determinados contextos em que ainda se tolera o uso de castigos corporais infligidos às crianças?", questionou Marcelo Rebelo de Sousa.
Os abusos deram-se em situações como catequese, escolas católicas, escuteiros, grupos de jovens e outros, havendo igualmente casos de abuso em ordens religiosas. Há bispos suspeitos de ocultação e que ainda estão no ativo.
O primeiro Investigação SÁBADO relata dois casos que marcam a atualidade: os "boys" de Medina, colocados entre autárquicas e legislativas e uma polémica decisão de adoção que pode afetar irremediavelmente o futuro de uma criança de quase 3 anos. Um programa a não perder hoje, às 14h10, na CMTV, com Sandra Felgueiras.
Vítimas que prestaram o seu depoimento têm entre 88 e 15 anos de idade. Sentem "vergonha, medo, culpa e autoexclusão", aponta o pedopsiquiatra Pedro Strecht.
"Uma pessoa com dificuldades em orientar a sua vida, em ter ideias claras, não parece poder identificar-se com o racionalismo gélido de um delinquente tão claramente mental", pode ler-se no acórdão do Supremo Tribunal de Justiça.
Poeta e dramaturgo premiado morreu em casa, em consequência de doença prolongada.
Ethan Patz, de 6 anos de idade fez, pela primeira vez sozinho, o percurso de casa para a paragem do autocarro escolar. O trajecto era curto mas Ethan não chegou ao destino.
Ministério Público pediu uma pena de prisão não inferior a 12 anos, alegando que, depois de ter sido encontrado o bebé, a arguida "não quis saber" e "não demonstrou qualquer arrependimento".
Cabo-verdiana de 22 anos abandonou bebé em contentor do lixo em Lisboa. Sentença será conhecida no próximo dia 21.
Instituto de Apoio à Criança afirma que a educação deve ambicionar mais do que "a simples memorização de conhecimentos académicos", contribuindo para uma sociedade democrática e tolerante.
Estudos demonstram que "as crianças que assistem a episódios de violência na família, e que vivenciam ambientes violentos no seu dia a dia, desenvolvem várias patologias, físicas e psíquicas", o que afeta o seu desenvolvimento.