O moralista

A húbris é uma cabra

Quem sufocou Fernando Medina no Tejo não foi Carlos Moedas, foi a húbris. A húbris da boquinha sobranceira de Medina, do urbanismo predatório oposto aos ideais que diz adoçarem-lhe os lábios, da “mobilidade alternativa” para inglês ver, da habitação jovem por entregar.

As novas Cenas da Vida Conjugal chegam à HBO
13 de setembroAndré Santos

As novas Cenas da Vida Conjugal chegam à HBO

Pode uma série de televisão causar divórcios? Quando Ingmar Bergman estreou Scenes From A Marriage, na década de 70, foi o que aconteceu por toda a Europa. A versão contemporânea da HBO terá o mesmo resultado?

6
O que nos traz este outono cultural?
05 de setembroRita Bertrand

O que nos traz este outono cultural?

A tradição é antiga: depois das férias, vem o recomeço, com temporadas culturais que se prolongam até ao réveillon. Este ano particularmente ansiadas, são também sinónimo de regresso à normalidade, com a população vacinada contra a Covid-19.

Porto/Post/Doc já arrancou com múltiplas identidades
24 de novembro de 2019Filipa Teixeira

Porto/Post/Doc já arrancou com múltiplas identidades

O festival de cinema independente do Porto escolheu o tema Identidades para a sua sexta edição, que viaja entre nomes como Cohen, Pedro Costa, Bruno Aleixo, Tarkovsky, Zé Pedro, Paulo Rocha ou Bergman. Até 1 de Dezembro.

Rui Mendes: 'Era pouco dinheiro. Almoçávamos uma sandes e toca a andar'
01 de setembro de 2018Maria Espírito Santo

Rui Mendes: "Era pouco dinheiro. Almoçávamos uma sandes e toca a andar"

Será eternamente o Duarte, de Duarte & Cia., e não se importa. Mas fez muito mais: nos anos 80 era professor, rodava novelas e fazia teatro, tudo no mesmo dia. Em Setembro abre a nova temporada do Teatro D. Maria II - já passaram 62 anos desde que se estreou num palco.

Crítica de cinema: Saraband
20 de julho de 2018Pedro Marta Santos

Crítica de cinema: Saraband

"Inferior a Cenas da Vida Conjugal, série televisiva que deveria ser vista por todos os amantes de ficção e estudantes de Psicologia, Saraband é um notável telefilme", escreve Pedro Marta Santos na sua crítica

Hiroshima e o amor em ruínas em forma de monólogo
11 de março de 2016Rita Bertrand

Hiroshima e o amor em ruínas em forma de monólogo

Monólogo francês recria filme de Alain Resnais com texto de Marguerite Duras. Em cena no Theatro Circo, em Braga, a 11 de Março, e no Auditório António Silva, Cacém, no dia 14

3
A vida de Álvaro Cunhal na intimidade
10 de novembro de 2015Nuno Tiago Pinto

A vida de Álvaro Cunhal na intimidade

Considerava o amor da companheira uma “grande riqueza”. Gostava de cozinhar e arrumava o prato quando acabava de jantar. E não deixava uma senhora segurar-lhe a porta. No dia em que o líder do PCP cumpriria 102 anos, recorde a sua vida

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)