
Ucrânia: Quase metade dos norte-americanos dizem que país gasta demasiado com guerra
Metade dos adultos norte-americanos está extremamente ou muito preocupado com o facto de a influência da Rússia representar uma ameaça direta aos Estados Unidos.
Metade dos adultos norte-americanos está extremamente ou muito preocupado com o facto de a influência da Rússia representar uma ameaça direta aos Estados Unidos.
Navio chinês surgiu durante um exercício conjunto de Canadá e EUA no estreito de Taiwan.
A Austrália vai adquirir uma frota de oito submarinos de propulsão nuclear. Pacto com Reino Unido e EUA passa por mais áreas.
No poder desde 2012, o presidente ficará pelo menos até 2028 e quer cumprir o “Sonho Chinês” de “rejuvenescimento nacional”, e deixou-o claro no 20ª congresso do Partido Comunista Chinês. E isso tem consequências para a segurança internacional.
A veterana política norte-americana diz que a China utilizou a visita "como desculpa" para uma demonstração de força e que os Estados Unidos não irão permitir "que isolem Taiwan"
Entre as questões a serem abordadas estão a segurança regional, o comércio e o investimento, bem como as cadeias de fornecimento globais, referiu o Instituto Americano em Taiwan, a "embaixada" de facto dos Estados Unidos na ilha, dada a ausência de laços diplomáticos formais.
O primeiro-ministro indiano não fez comentários sobre a ofensiva militar russa na Ucrânia durante a cimeira com os aliados do Indo-pacífico.
"A China só pode salvaguardar os seus próprios interesses ao escolher o menor de dois males, afastando-se da Rússia o mais rápido possível", apontou Hu Wei, analista chinês.
Um comunicado conjunto recentemente emitido pelos líderes da China e Rússia esclarece que, "embora não exista uma aliança militar e política", as relações entre Pequim e Moscovo "ultrapassam a interação entre estados".
"Não se comporta assim numa troca pessoal entre líderes", criticou embaixador francês na Austrália. SMS estavam relacionadas com cancelamento do contrato do submarino francês.
Questionado sobre o pacto trilateral de defesa assinado entre EUA, Reino Unido e Austrália, que levou ao cancelamento por parte da Austrália de um contrato com a França para o fornecimento de submarinos, Gomes Cravinho refere que "este pacto evidencia alterações geoestratégicas de fundo".
Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, adiantou ter transmitido uma posição de solidariedade com a França após a quebra de um acordo com a Austrália para a compra de submarinos nucleares.
O cancelamento do contrato com o Grupo Naval francês, avaliado em cerca de 55,611 mil milhões de euros, acontece após a celebração de um acordo entre os Estados Unidos, a Austrália e o Reino Unido para o desenvolvimento de submarinos nucleares.
Ao abrigo do novo pacto, chamado AUKUS, a Austrália vai ter oito submarinos dotados de propulsão nuclear. Depois do Reino Unido, em 1958, a Austrália é o segundo país a ter acesso a esta tecnologia norte-americana.
Além do acordo comercial as duas potências devem dar início a negociações na proteção de investimentos e indicações geográficas, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.
No primeiro trimestre do ano, devido às regras impostas ao comércio durante o confinamento, "postigo" foi a palavra mais pesquisada. O dicionário Priberam registou ainda um aumento de pesquisas na ordem dos 30% em relação ao mesmo período do ano passado.