A Fenda

A relação do editor com os livros é algo da mesma ordem da relação do psicanalista com o inconsciente: ambos são como crianças que abrem os brinquedos para ver como é que funcionam por dentro.

O pântano corporativo

Os meios corporativos, todos sabemos, são hostis à extravagância dos indivíduos que insistem em manter o sentido da sua independência e que não andam de cócoras, que não pedem esmola à porta dos donos do dinheiro e não frequentem os saraus e as mesas dos grandes senhores.

Quem és tu?

Intu-ir

Muitos de nós tomamos decisões baseadas em meditações, pensamentos, fatos. Outras vezes, apenas baseadas na intuição. Ninguém pode garantir que por seguir a intuição, tomamos as decisões mais acertadas. Até porque neste âmbito, não há certo ou errado.

É ele que os leva às ondas de 30 metros
24 de abrilAndré Rito

É ele que os leva às ondas de 30 metros

Ramon Laureano é responsável pela segurança dos surfistas que se arriscam nas vagas gigantes. O brasileiro acaba de ajudar o filho a bater um recorde mundial.

Dom La Nena: 'Cada detalhe da vida influi na música'
23 de abrilPedro Henrique Miranda

Dom La Nena: "Cada detalhe da vida influi na música"

Uma prodigiosa violoncelista clássica no início de carreira, a brasileira Dominique Pinto largou a música erudita em favor de uma abordagem autoral aos sons do mundo. Tempo, o terceiro disco enquanto Dom La Nena, é o seu mais aclamado até à data.

Rui Diogo: “Portugal é dos países mais racistas e machistas da Europa”
16 de abrilVanda Marques

Rui Diogo: “Portugal é dos países mais racistas e machistas da Europa”

O antropólogo e biólogo reforça que, apesar da ideia de que somos um país de brandos costumes, a nossa colonização não foi assim tão branda. O professor Rui Diogo diz que existe racismo em Portugal e que são necessárias ações concretas, como as quotas, para mudar isso.

Júlio César: “Namorei bastante, mas nem um terço do que se diz”
04 de abrilSónia Bento

Júlio César: “Namorei bastante, mas nem um terço do que se diz”

Nasceu em Chança, Alter do Chão e foi lá que começou a representar, aos 8 anos. Estreou-se como ator profissional ao lado de Raul Solnado e foi sempre um boémio - chegou a alugar um elétrico e desviou um autocarro. Depois de uma pausa, está ansioso por trabalhar.

Convenção: Um guia para a discussão entre bloquistas
19 de marçoMargarida Davim

Convenção: Um guia para a discussão entre bloquistas

Os "erros crassos" na relação com o PS, o falhanço nas presidenciais, as autárquicas, o "ecossocialismo" e a desobediência a Bruxelas, mas também o "carreirismo" e a "falta de democracia" dentro do partido. Vai tudo a discussão na Convenção do BE em maio.

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca
17 de marçoTiago Carrasco

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca

Os ataques da União dos Povos de Angola (UPA) contra os colonos portugueses, a 15 de março de 1961, não pouparam mulheres nem bebés. Centenas de colonos ficaram para se vingar. A SÁBADO teve acesso exclusivo a um diário de horrores.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)