O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração
22 de fevereiroAntónio Luís Marinho

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração

Há 60 anos, o assalto às prisões de Luanda falhou, mas tornou-se o símbolo do arranque da luta pela independência. A SÁBADO conta-lhe episódios desconhecidos, as superstições e os segredos dos preparativos. Parte 1.

Cuidados intensivos

Haja esperança

Se a leitura, em Portugal, fosse um fenómeno de multidões, o argumento sanitário faria algum sentido. Mas a nossa iliteracia é conhecida; os livros são uma religião de poucos. Como negar-lhes, neste momento de suspensão e recolhimento, a frequência dos templos e o acesso às escritas?

Os azulejos Viúva Lamego de Aires Mateus
25 de janeiroMarkus Almeida

Os azulejos Viúva Lamego de Aires Mateus

Um trio em grês, branco brilhante com acabamento craquelê (técnica francesa que modifica o relevo) e superfície irregular forma a primeira coleção de azulejos desenhada pelo vencedor do Prémio Pessoa em 2017. Pretexto de conversa com o arquiteto no seu ateliê no Príncipe Real, em Lisboa

América pós-liberal

A América sucumbiu à cultura do medo. Medo do socialismo, medo das outras raças, medo do "estado vigilante", medo do outro, medo de Trump. Este promete suspense e cenas dos próximos capítulos aos seus soldados digitais, ávidos de ciberguerras.

5
Reforma na rede só quando houver 'um ministro com coragem'
17 de dezembro de 2020Ana Bela Ferreira

Reforma na rede só quando houver "um ministro com coragem"

Gonçalo Leite Velho deixa na sexta-feira a presidência do Sindicato do Ensino Superior. Este dez anos no sindicato, quatro deles na presidência e dois na vice-presidência, não descarta um papel na política, quem sabe até como ministro do Ensino Superior.

2
Igreja obrigada a mudar missas para as manhãs do fim de semana
10 de novembro de 2020Bruno Faria Lopes

Igreja obrigada a mudar missas para as manhãs do fim de semana

Mais missas durante a manhã nos próximos dois fins de semana é uma das recomendações em estudo pelos bispos, sendo certo que cada diocese tem autonomia para decidir. Igreja manifesta "surpresa" perante falta de articulação por parte do Governo.

Padre Feytor Pinto internado com Covid-19
30 de outubro de 2020Ana Taborda

Padre Feytor Pinto internado com Covid-19

O padre Vítor Feytor Pinto está internado com coronavírus no Hospital de Santa Maria. Tem 88 anos. A informação foi confirmada à SÁBADO por fonte oficial do Patriarcado

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)