
Novo patriarca diz que "na Igreja todos têm lugar" e assume "compromisso sério" com paz
Rui Valério prometeu iniciar uma "nova etapa" da Igreja, num discurso marcado pelos abusos sexuais e a guerra na Ucrânia.
Rui Valério prometeu iniciar uma "nova etapa" da Igreja, num discurso marcado pelos abusos sexuais e a guerra na Ucrânia.
Psicóloga Rute Agulhas salientou que "mais de 30 vítimas deram já o seu consentimento informado para prosseguir com a informação para as autoridades competentes para posterior procedimento canónico e civil".
"O Patriarcado de Lisboa informa que D. Manuel Clemente pediu para não se efetivar a atribuição do seu nome à ponte ciclopedonal sobre o rio Trancão", refere um comunicado.
A JMJ provou, mais uma vez, que somos capazes de organizar grandes eventos, mas também, o que para mim é muito importante, que Portugal é um dos mais pacíficos países do Mundo.
Francisco alertou que o risco, face a estes acontecimentos, é cair na "resignação e pessimismo", e pediu para que os católicos enfrentem "as situações pastorais e espirituais", e dialoguem "com abertura de coração para experimentar novos caminhos a seguir".
As famílias, tal como as várias igrejas, são muitas vezes - demasiadas vezes - a origem de perturbações mentais de seres humanos mais frágeis, ou se calhar tornados frágeis pelos abusos de que foram vítimas na sua mais tenra idade. E as consequências são, geralmente, trágicas.
A Diocese do Porto lembra que entregou, em março, “a lista com a totalidade dos nomes de alegados abusadores de menores ou adultos vulneráveis, tal como a tinha recebido da Comissão Independente”.
"Ainda está em estudo", aponta fonte da Conferência Episcopal Portuguesa. A autoria seria do arquiteto Siza Vieira.
Questionado sobre o relatório da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais Contra as Crianças na Igreja Católica Portuguesa, o cardeal Pietro Parolin salientou que "este é um caminho que tem de ser marcado pela verdade e pela transparência".
Socióloga Ana Nunes de Almeida citou o exemplo francês: "Isto envolve dinheiro, envolve vontade, envolve muita competência".
Coordenador da comissão que estudou os abusos sexuais de crianças na Igreja defende o levantamento do segredo da confissão "quando há questões que se sobrepõem".
Os religiosos destas instituições que sejam suspeitos e ainda se encontrem no ativo vão ser afastados temporariamente, garantiu presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal.
Oração Universal decorre a partir das 11:00H, na Basílica da Santíssima Trindade.
Desgaste provocado por três anos de mandato, marcados pela pandemia de covid-19 e pela situação dos abusos sexuais de menores na Igreja, estará na base de uma eventual não recandidatura.
"Na Igreja e na sociedade portuguesa este tipo de acontecimentos tão trágicos e tão negativos é para nós uma preocupação. Mas pronto, temos que resolver a preocupação, apoiando quem sofreu e resolvendo as coisas de maneira a que não se repitam", defendeu.
Os religiosos destas instituições que sejam suspeitos e ainda se encontrem no ativo vão ser afastados temporariamente durante uma investigação interna, confirmou direção.