OE2020: como fica a Cultura?
17 de dezembro de 2019Pedro Henrique Miranda

OE2020: como fica a Cultura?

O orçamento para a cultura vai aumentar face a 2019, com reforços em praticamente todos os setores, mas fica aquém do 1% pedido pelo setor.

31 de dezembro de 2013CM

Dois portugueses entre os mais vistos

O ano acaba hoje e as contas estão feitas: entre os filmes mais vistos de 2013, estão dois portugueses. A saber, o fenómeno 'A Gaiola Dourada', com que Ruben Alves mostra (com financiamento francês) o rosto da emigração lusa em França; e '7 Pecados Rurais', o filme em que Nicolau Breyner recupera as personagens Quim Roscas e Zeca Estacionâncio (isto é, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves), do programa 'Tele Rural', já exibido pela RTP 1.

06 de setembro de 2012Negócios

Televisões só vão começar a financiar cinema independente no próximo ano

O investimento directo em produção independente de cinema e audiovisual, que tanto foi contestada pelas estações privadas (SIC e TVI), só entra em vigor no próximo ano. Já os operadores de televisão - Zon, Meo, Cabovisão, Optimus e Vodafone - têm de pagar pela totalidade do ano a taxa por subscritor para financiar o cinema português.

16 de janeiro de 2012CM

Salas de cinema portuguesas perdem 866 mil espectadores

As salas de cinema portuguesas perderam cerca de 866 mil espectadores em 2011, quando comparado com o ano anterior, totalizando 15,7 milhões de bilhetes vendidos. Os números foram revelados pelo ICA ? Instituto do Cinema e do Audiovisual, que desde 2005 tem registado a redução sucessiva do número de espectadores no cinema, tendência apenas contrariada em 2010, ano em que se deu um ligeiro aumento de assiduidade.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)