3
Foundation, numa galáxia aqui perto
18 de outubroPedro Marta Santos

Foundation, numa galáxia aqui perto

De David S. Goyer e Josh Friedman, a nova série está disponível na Apple TV+. Baseada na obra de Isaac Asimov publicada entre 1933 e 1951, conta a história de um grupo de exilados que quer salvar a Humanidade.

O Congresso dos Cozinheiros quer ser o palco da 'era da afirmação humana'
16 de outubroSebastião Almeida

O Congresso dos Cozinheiros quer ser o palco da "era da afirmação humana"

"Pessoas, Natureza e Gastronomia" é o mote da 17.ª edição, que volta a receber público, entre 17 e 18 de outubro. Há conversas e debates para ajudar a compreender que a gastronomia é muito mais do que apenas o que nos chega ao prato. Dabiz Muñoz, considerado o melhor chef do mundo nos The Best Chef Awards, é um dos convidados.

Birras para comer: 'É uma forma de controlo da vida dos pais'
16 de outubroAna Bela Ferreira

Birras para comer: "É uma forma de controlo da vida dos pais"

No Dia Mundial da Alimentação deixamos-lhe algumas dicas de como sobreviver a um dos momentos de tensão das famílias com crianças pequenas: as birras para comer. A terapeuta familiar Carolina Vale Quaresma explica o que se passa com as crianças e como restaurar a paz na hora das refeições.

Três razões para ir ao Festival Emergente
14 de outubroPedro Henrique Miranda

Três razões para ir ao Festival Emergente

Na terceira edição, o Festival Emergente pratica futurologia, dando-nos um gostinho dos que poderão bem ser as grandes estrelas da música nacional num futuro próximo.

Abdulrazak Gurnah: Onde é que eu pertenço, afinal?
07 de outubroFilipa Melo

Abdulrazak Gurnah: Onde é que eu pertenço, afinal?

O consensualismo político da escolha da obra do tanzaniano Abdulrazak Gurnah serve bem a credibilização do Nobel da Literatura, após o escândalo de abusos sexuais e fraude financeira de 2017 e as acusações de eurocentrismo. A qualidade literária também está lá, mas será que contou para a atribuição?

Como os Nobel da Medicina, Física e Química melhoraram as nossas vidas
07 de outubroDiogo Camilo

Como os Nobel da Medicina, Física e Química melhoraram as nossas vidas

Os vencedores do Nobel da Medicina usaram a pimenta e o mentol para nos explicarem como o nosso corpo sente o calor e o frio. Os laureados com o Nobel da Física explicam-nos como o aumento do dióxido de carbono contribui para a subida da temperatura na Terra - e porque um dia de chuva não significa que o aquecimento global não seja real.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)