
Descida ao caos das urgências dos hospitais @Model.HTag>
Doentes a agonizar em macas de ambulâncias, ou de pé – e ao frio. Profissionais de saúde falam de "catástrofe". Veja como.
Doentes a agonizar em macas de ambulâncias, ou de pé – e ao frio. Profissionais de saúde falam de "catástrofe". Veja como.
Em 161 vagas, distribuídas por oito espaços, 160 estão preenchidas. Há pacientes na Urgência do polo de S. Martinho do Bispo (Covões) à espera de vaga para internamento.
Está a ser equacionada a abertura de cuidados intensivos nos antigos Hospitais da Unidade de Coimbra. "Temos de nos reinventar e ser capazes de gerir os nossos melhores recurso."
Responsável denunciou a falta de serviços essenciais, como cuidados intensivos e apoio de especialidades nas duas maternidades em funcionamento.
Dirigentes partidários dizem estar desiludidos "de forma drástica" com o anúncio de uma nova maternidade nos antigos Hospitais da Universidade contra a preferência da Câmara Municipal, que era o Hospital dos Covões.
Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que "a ferrovia é fundamental na vida do País, na sociedade portuguesa".
Iniciativa tem como objetivo alertar a população da cidade e da região Centro para a passagem da urgência para o seu nível básico, por decisão da administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Marta Temido admite, porém, que poderá ser necessário rever escalas e formas de organização.
"Não há condições de trabalho e a cozinha está degradada, fruto da falta de investimento do Estado", acusa dirigente sindical.
O Benfica esclareceu este domingo que o adepto que caiu sábado em Coimbra se encontra hospitalizado, tendo fraturado a vértebra D12.
Dirigente da Ordem dos Médicos acusou o centro hospitalar de desvalorizar a saúde mental e garantiu que os doentes "passam vários dias na urgência" por não existirem condições de internamento.
Pessoas "passam dias a fio com dificuldades em satisfazer as suas necessidades básicas de higiene e alimentação", critica dirigente da Ordem dos Médicos.
O antigo primeiro-ministro sofreu uma contusão pulmonar, que o deixou "cheio de dores". "O pior foram as pancadas e estar encarcerado quase uma hora", acrescentou.
Instituto Nacional de Emergência Médica esclareceu que ativação de helitransporte ocorreu em função de uma "avaliação clínica".
O presidente da Aliança, Pedro Santana Lopes, poderá ter sofrido um traumatismo torácico e o candidato às europeias, Paulo Sande, um traumatismo craniano.
Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra garante que serviços mínimos são desrespeitados pelo sindicato. Sindepor fala em planos operatórios abusivos.