Rui Diogo: “Portugal é dos países mais racistas e machistas da Europa”
16 de abrilVanda Marques

Rui Diogo: “Portugal é dos países mais racistas e machistas da Europa”

O antropólogo e biólogo reforça que, apesar da ideia de que somos um país de brandos costumes, a nossa colonização não foi assim tão branda. O professor Rui Diogo diz que existe racismo em Portugal e que são necessárias ações concretas, como as quotas, para mudar isso.

O último nazi no Canadá
06 de abrilRicardo Santos

O último nazi no Canadá

Helmut Oberlander tem 97 anos e pertenceu a uma unidade de extermínio do Terceiro Reich durante a II Guerra Mundial. Está à beira de ser deportado do Canadá, depois de já ter perdido a cidadania do país. Diz que era apenas tradutor.

Museu do Holocausto: lembrar é não perpetuar o mal
05 de abrilFilipa Teixeira

Museu do Holocausto: lembrar é não perpetuar o mal

Lê-se, fala-se, ouve-se muita coisa sobre o assunto. Mas muito nunca é demais quando se trata de recordar um dos episódios mais negros da história contemporânea. O Holocausto faz parte do passado, mas não é por isso que deve deixar de ser uma preocupação do presente e do futuro, como bem nos lembra o Museu hoje inaugurado no Porto.

Linhas vermelhas

Quando há crianças a serem decapitadas impõe-se uma tomada de posição forte e inequívoca. Mas do MNE sai apenas o ensurdecedor, revoltante e angustiante som do silêncio

Cuidados intensivos

Haja esperança

Se a leitura, em Portugal, fosse um fenómeno de multidões, o argumento sanitário faria algum sentido. Mas a nossa iliteracia é conhecida; os livros são uma religião de poucos. Como negar-lhes, neste momento de suspensão e recolhimento, a frequência dos templos e o acesso às escritas?

O vírus do negacionismo

O negacionismo está profundamente relacionado com as mundividências dos seus defensores, assentes, geralmente, em visões da história e da realidade através das lentes das teorias da conspiração e em preconceitos pérfidos acerca do outro.

5
Museu do Holocausto do Porto abre no Porto
12 de janeiroMiriam Assor

Museu do Holocausto do Porto abre no Porto

A inauguração ao público tinha data propositada; 27 de janeiro, o dia da libertação do campo de extermínio nazi Auschwitz-Birkenau pelas tropas soviéticas.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)