O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração
22 de fevereiroAntónio Luís Marinho

O 4 de fevereiro em Angola: a história de uma conspiração

Há 60 anos, o assalto às prisões de Luanda falhou, mas tornou-se o símbolo do arranque da luta pela independência. A SÁBADO conta-lhe episódios desconhecidos, as superstições e os segredos dos preparativos. Parte 1.

O que é que a Bimby tem a ver com a II Guerra Mundial?
07 de fevereiroAna Taborda

O que é que a Bimby tem a ver com a II Guerra Mundial?

Antes de haver robô de cozinha fabricaram-se tapetes, motores de gramofones e armas. Para impedir imitações, a Vorwerk investiu em patentes de facas, espátulas e até sons, mas a pandemia travou as vendas.

Operação Marosca
30 de janeiroJoão Pedro George

Operação Marosca

A 16 de Dezembro de 1972, quatro caças-bombardeiros largaram várias bombas nas povoações de Wiriamu, Juwau e Chawola. Enquanto isso, cinco helicópteros desembarcavam quatro grupos da 6ª Companhia de Comandos, Grupos Especiais de Pára-quedistas, mercenários e agentes da PIDE/DGS, os quais cercaram as aldeias e desataram a metralhar os aldeões, incluindo mulheres e crianças.

21 de dezembro de 2020Alain Elkann / The Interview People

“Não escolheria ninguém da família real para ser meu amigo”

O biógrafo da família real britânica, que este ano publicou Battle of Brothers, um livro sobre as polémicas entre William e Harry, é também consultor histórico da série The Crown. E não é tudo ficção, garante.

O crítico sugere 6 novos livros escritos por mulheres
18 de dezembro de 2020Eduardo Pitta

O crítico sugere 6 novos livros escritos por mulheres

Há autoras a descobrir: duas francesas em registo autobiográfico, a história de Agustina, uma fantasia argentina, uma fábula sobre solidão e uma imigrante que escapa aos clichés.

O Espião perfeito
14 de dezembro de 2020Eduardo Pitta

O Espião perfeito

É um erro supor que John Le Carré foi apenas um brilhante autor de thrillers de espionagem. Le Carré é um dos nomes mais importantes da literatura de língua inglesa em qualquer género.

José Rodrigues dos Santos responde a todas as críticas
08 de dezembro de 2020José Rodrigues dos Santos

José Rodrigues dos Santos responde a todas as críticas

Num longo "esclarecimento" enviado à SÁBADO, o jornalista rebate as críticas de Carlos Vaz Marques, Irene Pimentel e João Pinto Coelho a propósito do livro O Mágico de Auschwitz e O Manuscrito de Birkenau.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)