
Irão diz que cientista nuclear foi assassinado remotamente por Israel @Model.HTag>
Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o antigo programa secreto do Irão para desenvolver armas nucleares, foi morto na sexta-feira numa emboscada perto de Teerão.
Mohsen Fakhrizadeh, que liderou o antigo programa secreto do Irão para desenvolver armas nucleares, foi morto na sexta-feira numa emboscada perto de Teerão.
O lockdown em Israel coincide com os grandes feriados judaicos, quando as pessoas costumam visitar as suas famílias e juntar-se durante as orações.
O bebé é a vítima mais jovem dos dez mortos registados em Gaza desde o início da pandemia, nove dos quais se registaram nas últimas duas semanas.
O mundo islâmico tenta reconstruir a sua posição no mundo através da rejeição violenta de qualquer tipo de influências ocidentais. Os seus projetos passam por reconverter, reconquistar e repor, sem vergonha, o seu passado alegadamente glorioso e consensual.
As Forças Armadas de Israel responderam ao lançamento de explosivos com um bombardeamento de várias localizações do Hamas, que controla Gaza desde 2007.
"Estas ações representam a maior apreensão de carregamentos de combustível alguma vez realizada provenientes do Irão", assinalou o Departamento de Justiça.
O enclave palestiniano, com condições de saúde precárias e uma economia arruinada pelo bloqueio imposto por Israel desde 2007, ainda não registou casos positivos até agora.
O tom e o estilo da apresentação desta proposta de plano de paz mais aparentou ser a promoção de um empreendimento imobiliário. Trump entregou a elaboração do plano ao seu promotor de confiança e seus consultores israelitas, não se importunando com os estudos de impacte ambiental.
Dois palestinianos foram mortos a tiro por soldados israelitas em confrontos em Jenin, na Cisjordânia ocupada. Um outro foi morto na cidade velha de Jerusalém, depois de ter disparado na direção de forças israelitas.
Apesar de a identidade do condutor ser desconhecida, as forças de segurança de Israel dizem que foi um "ataque intencional".
Presidente dos EUA reconheceu que tem feito muito por Israel, admitindo que a sua "visão" aumenta substancialmente o território israelita. Netanyahu definiu o projeto como"um caminho realista para uma paz duradoura" e Abbas pede ajuda para derrotar o documento.
Neste contexto, diversos analistas têm considerado que o plano norte-americano, ao contrário de constituir uma solução, poderá reacender o conflito israelo-palestiniano.
Khamenei, que tinha um relacionamento próximo com Soleimani, chorou durante as tradicionais orações muçulmanas pelos mortos. Centenas de milhares de pessoas presentes no ato fúnebre também choraram a morte do general iraniano.
Qassem Soleimani foi um dos homens mais influentes da história recente do Irão, Iraque, Síria e Líbano. Em 2018 tinha lançado uma ameaça a Trump: "Irá começar a guerra, mas nós vamos acabá-la".
México já indicou que quer uma reunião de alto nível com os Estados Unidos "o mais breve possível" para discutir a intenção do presidente norte-americano.
Em novembro de 2018 havia quatro vezes mais jihadistas do que após o 11 de setembro de 2001. O número de grupos terroristas também disparou. Há 18 anos o mundo mudou. Mas mudou muito mais nos anos que se seguiram