
Presidenciais: Livre declara apoio oficial a Ana Gomes @Model.HTag>
"Ana Gomes tem mostrado que será uma presidente livre, dialogante e firme", defende o partido. 88,9% dos apoiantes e membros escolheram a antiga eurodeputada.
"Ana Gomes tem mostrado que será uma presidente livre, dialogante e firme", defende o partido. 88,9% dos apoiantes e membros escolheram a antiga eurodeputada.
O Grupo de Contacto do Livre entende que Ana Gomes deve ter o apoio oficial do partido por considerar que a "área política de esquerda deve ser reforçada nestas eleições".
Em 2011, um post de Facebook de Francisco Louçã levou Rui Tavares a romper zangado com o Bloco de Esquerda. Agora foi ele a vítima de um golpe semelhante.
Katar Moreira terá menos direitos, caso escolha continuar na Assembleia como deputada não-inscrita.
Fundador do Livre diz que este já não é o seu partido. Sá-Fernandes lamenta que o Livre tenha promovido uma ponte entre as esquerdas, mas que não tenha conseguido uma ponte com a sua deputada.
Assembleia do Livre aprovou a retirada de confiança da sua deputada única, deixando de ser representado na Assembleia da República e tornando Joacine numa deputada não-inscrita.
Se Joacine Katar Moreira não renunciar ao mandato e caso a Assembleia do Livre decida retirar-lhe confiança política, a parlamentar passa à condição de deputada não inscrita e o Livre perde a representação na Assembleia da República.
Partido defende que as divergências políticas não podem resultar em "manifestações discriminatórias". Deputada única do Livre também já respondeu a André Ventura.
No IX Congresso do Livre, a deputada exaltou-se e disse: "Isto é inadmissível, isto é mentira", batendo no púlpito onde subiu para reagir às considerações contidas na resolução da 42.ª Assembleia do partido.
Duarte Cordeiro adiantou que é objetivo do PS e do Governo "continuar a ter, obviamente, boas relações com o Livre" e considerou que "é esse o espírito que resultou deste congresso".
"Se por algum ato milagroso houver uma mudança de atitude por parte da deputada Joacine Katar Moreira obviamente que trabalharemos [com ela]", diz membro da direção.
No encerramento do IX Congresso do partido, o novo Grupo de Contacto relembrou a característica única do Livre, a eleição de candidatos para eleições através de primárias.
A única lista candidata ao Grupo de Contacto do Livre (direção do partido) foi eleita com 95 votos a favor e 15 votos em branco, num total de 115 votos.
Deputada única no Parlamento apresentou no Congresso do Livre documentos com todos os trabalhos desenvolvidos desde o início do seu mandato, assim como um direito de resposta à resolução da Assembleia do partido para lhe retirar confiança política.
Direção do partido considerou que o Congresso quis garantir que "não há dúvidas absolutamente nenhumas" e que decisão não se trata de "voto de confiança ou voto de desconfiança".
A deputada respondeu a Patrícia Robalo, da assembleia do Livre, que afirmou que Joacine "não mostrou disponibilidade para se articular" com o partido.