
Mais de 300 trabalhadores querem abandonar a Groundforce
O sindicato teve conhecimento, desde que foi pedida a insolvência da Groundforce, há dois anos, de muitas intenções de saída da empresa.
O sindicato teve conhecimento, desde que foi pedida a insolvência da Groundforce, há dois anos, de muitas intenções de saída da empresa.
O ex-ministro das Infraestruturas está no Parlamento para prestar esclarecimentos sobre a TAP, de indemnizações a planos de reestruturação e reprivatização.
A TAP diz no comunicado que "este é um passo decisivo para a recuperação da Groundforce, reforçando a confiança de todos os seus 'stakeholders' no futuro desta empresa, sendo também um marco significativo para reforçar a capacidade de 'handling', com impacto em toda a economia nacional".
Luís Rodrigues regressa à empresa de onde saiu a mal no fim de 2014, quando era administrador financeiro há apenas oito meses e foi empurrado para fora pelo governo PSD/CDS. O gestor diz à SÁBADO que não recebeu indemnização pela saída. Conheça o percurso e o perfil do futuro presidente da TAP.
Maioria dos voos cancelados são da easyJet que, na quinta-feira, avisou que decidiu cancelar previamente algumas viagens em Lisboa e Porto devido à greve, informando os seus passageiros.
Podem sentir-se constrangimentos nos aeroportos nacionais e os passageiros são aconselhados a verificar as condições dos voos junto das companhias aéreas.
A Quinta do Lago já foi definida como "o máximo da civilização". É há décadas local de passagem de celebridades internacionais, da nobreza europeia e alta sociedade portuguesa atraída pela beleza natural, pelo sossego e acesso a serviços pagos a preço de ouro.
Companhia contratou a Hi Fly para operar as rotas de Punta Cana, Varsóvia e Viena durante "um mês", reduziu o número de voos em alguns destinos, bloqueou vendas adicionais e reforçou a equipa com 70 tripulantes de cabine até ao final do verão.
Medida faz parte do plano de reestruturação aprovado por Bruxelas em dezembro. O anúncio foi feito pela CEO Christine Ourmières-Widener.
Pedro Nuno Santos realçou o facto de a Comissão Europeia não ter imposto mais despedimentos na TAP e sublinhou que a Portugália vai ser "instrumento da estratégia" da companhia.
"Congratulamo-nos com a aprovação do plano que já foi entregue em Bruxelas há mais de um ano. Embora ainda não tenhamos conhecimento aprofundado deste plano a notícia da viabilização da empresa é só por si uma grande prenda de Natal para todos os tripulantes de cabine", salientou o presidente do sindicato do pessoal de voo.
Companhia aérea vai ter de ceder "slots" e vender participações na Manutenção & Engenharia Brasil, Groundforce e Cateringpor.
Das cerca de três mil entidades e pessoas que reclamam dívidas no valor de 155 milhões de euros, estiveram representadas 2.041. Groundforce avança para plano de recuperação.
A empresa tinha vindo a registar irregularidades no pagamento dos salários, com pagamentos faseados e uma intervenção direta da TAP, para o pagamento de subsídios de férias e anuidades em atraso.
"Se há dinheiro, e há, então que se o coloque ao serviço dos problemas dos trabalhadores e do povo", defendeu Jerónimo de Sousa.
A insolvência da Groundforce foi aprovada pelo tribunal da Comarca de Lisboa, dando razão ao pedido da TAP.