Ventos de Oeste

Áreas Libertadas

Tudo começou com a ideia absurda lançada pelo PCP através do slogan "as conquistas irreversíveis de Abril", como se as construções civilizacionais/ideológicas criadas pelos seres humanos fossem alguma vez, em si mesmas, irreversíveis.

1973: As últimas badaladas do regime
Tiago Carrasco

1973: As últimas badaladas do regime

Na viragem para 1974, capitães conspiravam, maoistas proliferavam nas universidades e fações armadas planeavam sequestros. Poucos suspeitavam que o 25 de Abril estava à porta. O ambiente político e as conspirações na última passagem de ano em ditadura.

Hamas e Irão: uma aliança anti-israelista
João Carlos Barradas

Hamas e Irão: uma aliança anti-israelista

O apoio político e militar iraniano foram fundamentais para desenvolver a capacidade bélica do grupo terrorista. Mas os islamistas palestinianos definem a sua própria estratégia e alianças.

Manuel Cajuda: 'Só não treinei os três grandes por culpa minha”
Carlos Torres

Manuel Cajuda: "Só não treinei os três grandes por culpa minha”

Começou a jogar futebol no Olhanense, foi lá que cumpriu 500 partidas como treinador e que agora é presidente – com a missão de impedir o fim do clube algarvio. Mas há mais histórias: do 25 de Abril ao Ramadão, das clavículas partidas à conversa com Deus, do golo em Alvalade à derrota por 7-1 na estreia.

3
Gabão sofre golpe militar. O que se sabe?
Márcia Sobral

Gabão sofre golpe militar. O que se sabe?

Esta quinta-feira foi nomeado um general para chefiar governo de transição. Autoridades portuguesas dizem estar em contacto com os emigrantes que vivem no país.

Geopolítica @plicada

Sahelistão

Na realidade, trata-se apenas de dilemas pessoais. O próximo marabuto coloca em prática toda a argúcia apreendida durante o treinamento, rapidamente concluindo que, entre não ser remunerado e enviado para os confins do deserto combater ou ficar pelo ar condicionado da capital, a opção torna-se óbvia.

A cimeira africana de Putin e os amigos de Prigozhin
João Carlos Barradas

A cimeira africana de Putin e os amigos de Prigozhin

Comunicado final do evento assinala o acordo sobre a necessidade de "indemnizações por prejuízos causados pela política colonialista" e "a reestruturação do sistema financeiro global".

Cresce a tensão entre o grupo Wagner e Moscovo
Diogo Barreto

Cresce a tensão entre o grupo Wagner e Moscovo

O líder do grupo Wagner anunciou que ia lançar uma "marcha pela justiça" com cerca de 25 mil soldados, apelando à população russa para que se juntasse. Moscovo fala em tentativa de golpe.

Kissinger: 100 anos carregados de história
Vasco Rato

Kissinger: 100 anos carregados de história

Nobel da Paz, senhor de muitas guerras, tornou-se uma das figuras icónicas, e controversas, do século XX. Criminoso de guerra ou herói da guerra fria? Completa um século este 27 de maio de 2023.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana