
Henry Kissinger (1923-2023): A importância da força
Conselheiro de Defesa nacional dos EUA com Nixon, Kissinger finou-se na sua casa de Connecticut e na sua lápide bem poderá figurar a máxima de que só o poder importa.
Conselheiro de Defesa nacional dos EUA com Nixon, Kissinger finou-se na sua casa de Connecticut e na sua lápide bem poderá figurar a máxima de que só o poder importa.
D. Luísa de Gusmão fazia parte de um plano para manter os dois reinos unidos, mas acabou por se tornar na força por trás do marido, D. João IV, o novo Rei de Portugal.
Os resultados eleitorais nos Países Baixos não são a pior notícia da semana, tanto mais que não é seguro que o partido que obteve mais votos e elegeu mais deputados venha a conseguir fazer parte do governo, muito menos chefiá-lo.
Claro que deixar por aprovar o Orçamento de Estado para vigorar no ano de 2024 teria sido absolutamente catastrófico, mas é exactamente por isso que não deveria ter sido escolhida pelo PR a via da dissolução imediata (que não é imediata) da AR.
As armas são os textos no Expresso e comentários na televisão e o alvo varia entre o MP, a PGR e o processo judicial. Sousa Tavares é altamente crítico do MP e isso está documentado.
Com a democracia em risco, os partidos parecem mais animados em destruir o pouco que resta do que em recuperar o muito que se está a perder.
O constitucionalista afirma que a investigação ao Governo teve um objetivo político e põe em causa a independência da Procuradoria-Geral da República.
Sabemos que muitos gostariam de ter um Ministério Público dócil e na dependência do poder executivo. Mas, felizmente para o nosso Estado de Direito, não é esse o caso em Portugal.
Chamaram-lhes Grupo dos 80, mas seriam muitos mais. Em reuniões secretas, trocavam informações – nunca por escrito. O que lá aconteceu é agora contado num pequeno livro, que será apresentado nesta quinta-feira (dia 9), às 18h, no Palácio da Independência em Lisboa. A SÁBADO falou com dois participantes.
A sua newsletter de quinta-feira.
Nesta Entrevista Dura, o líder do STOP diz que vai processar Renata Cambra (do MAS) e explica porque fez cair a anterior direção do STOP. Revela convites e ataca o PCP e o BE. E jura que sabe pouco sobre o novo partido Mudar, mas não o descarta no futuro.
Venceu as eleições primárias com uma larga maioria e promete combater o presidente venezuelano e levá-lo à justiça. Mas nada garante que possa sequer candidatar-se às eleições.
"Se a UE pretende acabar com o processo de adesão, que só existe no papel, essa será a sua decisão", disse o presidente turco. "Cumprimos todas as promessas que fizemos à UE, mas eles não cumpriram quase nenhuma das suas."
Os líderes da ONU, Estados Unidos e Brasil já discursaram perante a Assembleia-Geral da ONU. Os desafios climáticos são outro tema que marca as intervenções.
Ativista e política birmanesa de 78 anos estará sem receber qualquer tipo de contacto do exterior.
Sai Zaw Thaike estava a fotografar o ciclone Mocha, que matou mais de 140 pessoas, quando acabou preso e acusado de traição. Myanmar é o segundo país no mundo onde existem mais jornalistas presos.