
Médicos defendem confinamento geral semelhante ao da primeira onda @Model.HTag>
A Ordem dos Médicos alerta ser urgente "esmagar a transmissão na comunidade", salientando que é preciso "atuar agora com todos os meios".
A Ordem dos Médicos alerta ser urgente "esmagar a transmissão na comunidade", salientando que é preciso "atuar agora com todos os meios".
O bastonário e o Gabinete de Crise para a covid-19 da OM manifestaram a sua "apreensão pela rutura evidente do SNS [Serviço Nacional de Saúde] com consequências graves para todos os cidadãos que dele necessitam, independentemente do motivo de doença".
A ordem liderada por Miguel Guimarães frisa que "a taxa de letalidade varia de cerca de 0,3% na faixa dos 50 aos 59 anos até aos 13,6% acima dos 80 anos".
Era visto como o sucessor natural de Graça Freitas, até as sugestões insólitas para um Natal em pandemia fazerem dele protagonista de memes nas redes sociais. Mas afinal quem é Rui Portugal?
"Neste período de maior festividade e proximidade familiar a adesão e o respeito pelas medidas de prevenção da transmissão da pandemia são essenciais e indispensáveis para protegermos os nossos familiares", refere a Ordem.
Os empresários de restaurantes, bares e cafés de Ovar vão apresentar à Câmara Municipal uma lista de reivindicações para apoio e sobrevivência do setor, após nove meses de "desinteresse total".
Gabinete de Crise para a covid-19 da Ordem dos Médicos pede transparência, equidade e fundamentação na vacinação contra o novo coronavírus e diz estar disponível para fazer parte da proposta.
Nas últimas 24 horas foram contabilizados 22.410 novos casos do novo coronavírus, 5.882 deles em Moscovo, principal foco de infeção no país.
Além desta sugestão, os médicos pedem mais dados sobre a situação epidemiológica, justificando que informação atualizada é essencial para o reforço das estratégias de combate à pandemia.
Associação pede que o Governo reverta a decisão de não permitir que as pessoas de 121 concelhos com maior risco de contágio pelo novo coronavírus recorram ao serviço de take away dos restaurantes entre as 13h00 e as 05h00 ao fim de semana.
Médicos alertam que vai haver um agravamento progressivo da covid-19 nas próximas semanas, e que é necessário manter "uma total adesão" às medidas preventivas.
Os mapas de risco regionais motivariam os cidadãos a cumprirem medidas de proteção e travar a transmissão do novo coronavírus, defende a Ordem.
O concelho está a registar atualmente "15 a 20 novos casos por dia" de covid-19, o que justifica a reativação do Gabinete de Crise da autarquia.
Em causa está o aumento de casos de Covid-19 naquele município.
Médicos consideram não existir evidência científica de que a sua utilização contribua para a diminuição da incidência de Covid-19.
Ordem dos Médicos sublinha a "necessidade imperiosa do adequado reforço de recursos humanos na Linha de Saúde 24, nas equipas de Saúde Pública e no Serviço Nacional de Saúde".