
Governo entrega esta quinta-feira Programa de Estabilidade no parlamento @Model.HTag>
Previsões do Programa de Estabilidade 2021/2025 vão refletir o impacto económico e orçamental da pandemia de covid-19.
Previsões do Programa de Estabilidade 2021/2025 vão refletir o impacto económico e orçamental da pandemia de covid-19.
Tendo sofrido menos em 2020 do que o inicialmente admitido, a economia portuguesa vai agora crescer muito menos este ano do que o FMI admitia em outubro. Já o resto do mundo vai avançar mais depressa.
"O Governo invoca o `superior interesse nacional´ fazendo tábua rasa dos cerca de 1.170 pareceres negativos, mais de 99,15% dos emitidos, aquando da consulta pública ao Estudo de Impacte Ambiental", refere um comunicado da Plataforma Cívica.
A quebra histórica do PIB não encontra precedentes na atual série estatística do INE e está relacionada com os efeitos da pandemia, que colocou o mundo numa recessão profunda. Ainda assim no quarto trimestre o PIB registou um crescimento em cadeia, embora bem mais ténue do que nos dois trimestres anteriores.
O Governo prevê uma queda de 8,5% do PIB em 2020, ao passo que a OCDE aponta para 8,4% e o Banco de Portugal para 8,1%.
Impulso reformista em Angola vai permanecer, cabendo ao Presidente angolano o papel de escolher ser ultrapassado pela realidade, como Marcelo, ou impor-se como Deng Xiaoping.
Portugal é um país no masculino e, como qualquer homem, incapaz de fazer duas coisas em simultâneo, por isso, na era Covid, é como se não tivéssemos mais doenças para tratar ou preocupações para alinhar.
Cerca de 80% dos titulares e gestores de alojamento local (AL) registaram uma queda de faturação superior a 75% durante o segundo trimestre de 2020.
A taxa de desemprego deverá ficar nos 7,2% em 2020, mas deverá subir até aos 8,8% no próximo ano. OCDE é mais pessimista, Governo e Comissão Europeia são mais otimistas.
Em tendas instaladas em frente à Assembleia da República, alguns membros do movimento estarão em greve de fome, "em solidariedade por todos aqueles que, neste momento, não têm já o que comer".
Na sexta-feira, Donald Trump, ameaçou não distribuir os primeiros lotes da futura vacina contra a Covid-19 a Nova Iorque. Governador daquele estado garante que avançará com processo.
Para 2021, a Comissão Europeia prevê um crescimento económico de 5,4% em Portugal, o mesmo valor que o previsto pelo Governo.
Contas do Fundo ainda não assumem as medidas previstas no OE 2021, mas o impacto do pacote de iniciativas no saldo não vai além dos 0,9%, diz o Governo.
O Fundo defende que os Governos devem considerar a possibilidade de subir impostos aos mais ricos, bem como garantir que as empresas pagam na medida dos seus lucros.
Diferença deve-se especialmente ao papel que as mulheres têm no cuidado dos filhos.
O Fundo Monetário Internacional aprovou uma nova ajuda de emergência para 28 dos países mais pobres do mundo.