
Uma em cada três crianças no mundo está exposta a escassez grave de água
A maioria das crianças expostas à escassez de água vive nas regiões do Médio Oriente e do Norte de África e do Sul da Ásia.
A maioria das crianças expostas à escassez de água vive nas regiões do Médio Oriente e do Norte de África e do Sul da Ásia.
Este projeto de lei terá ainda de ser aprovado pelo parlamento, onde o Governo ultraconservador da primeira-ministra Giorgia Meloni dispõe de maioria absoluta.
A UNICEF refere que em 2022, Portugal registou 1.992 pedidos de proteção internacional, incluindo 354 crianças, 83 das quais não estavam acompanhadas. Somam-se ainda a estes números os 14.111 pedidos de proteção temporária concedidos por Portugal a crianças deslocadas da Ucrânia.
O relatório da OMS mostra que houve cerca de 287 mil mortes maternas em todo o mundo em 2020.
A UNICEF partilha a lista de onze locais "que precisam de mais atenção e apoio em 2023": Sudão do Sul, Iémen, Haiti, República Democrática do Congo, Paquistão, Burkina Faso, Myanmar, Palestina, Bangladesh, Síria e Quénia.
O relatório sublinha que cerca de 8% das crianças portuguesas vivem em habitações com problemas graves.
As inundações são uma ameaça recorrente para milhões de pessoas que têm terrenos localizados abaixo do nível do mar.
Relatório da Unicef aponta que pelo menos 310 mil crianças foram infetadas com o VIH em 2020 e que 120 mil morreram de causas relacionadas com a sida - ou seja, uma em cada cinco minutos.
Relatório estima que quase 150 milhões de crianças com menos de cinco anos sofrem de atrasos de crescimento.
Calcula-se que, a nível mundial, mais de um em cada sete jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 19 anos vivam com um distúrbio mental diagnosticado.
Mecanismo de financiamento internacional tem como objetivo permitir que 92 estados e territórios desfavorecidos recebam vacinas gratuitas, mas previsão para o final do ano fica aquém do objetivo inicial.
Crianças da República Centro-Africana, no Chade e na Nigéria são os mais expostos às mudanças climáticas, de acordo com o primeiro índice de risco climático do UNICEF focado em crianças.
Fundo das Nações Unidas para a Infância aponta que existem cerca de 30.000 crianças gravemente subnutridas em áreas "extremamente inacessíveis" no estado da Etiópia.
O encerramento prolongado de escolas com acesso limitado ao ensino à distância "terá impacto no desempenho escolar e nos resultados da aprendizagem das crianças em Moçambique", alerta o UNICEF.
"Há milhares de pessoas a serem maltratadas, mulheres a serem decapitadas", alerta Catarina Furtado, uma das porta-vozes da campanha.
O incêndio destruiu por completo entre 1.000 e 1.500 tendas, e danificou milhares de refúgios precários ocupados pelos ‘rohingya’ da Birmânia.