
Portugal tem novo supercomputador: “Esperamos que impulsione competitividade da ciência”
Deucalion é dez vezes mais rápido e potente que o anterior supercomputador, Bob. Esta máquina poderá ser agora uma aliada nos avanços da ciência portuguesa.
Deucalion é dez vezes mais rápido e potente que o anterior supercomputador, Bob. Esta máquina poderá ser agora uma aliada nos avanços da ciência portuguesa.
Dedicou-se à História após passar 20 anos como monge beneditino. Foi o primeiro português distinguido com o Prémio Pessoa, em 1987.
A sua newsletter de terça-feira
Viriato Soromenho-Marques, professor e filósofo, e Luísa Schmidt, professora e socióloga, são os primeiros convidados do Universitári@s pelo Futuro, a rede de debates que junta gerações tem início esta terça-feira, 6 de junho.
O melhor do mês
O protesto, promovido por organizações de bolseiros, investigadores e estruturas sindicais, parte da reitoria da Universidade de Lisboa e termina no Ministério da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.
Investigadoras e alunas acusam Octávio Mateus por atos de assédio sexual que envolvem "tocar no rabo", "sentar alunas no colo", "convidar uma colega para quarto de hotel", "tocar a zona púbica de uma aluna" e "oferecer favores académicos e viagens em troca de silêncio sobre o seu comportamento".
Octávio Mateus é professor no departamento de Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.
Investigadoras e alunas acusam Octávio Mateus por atos que se arrastam, pelo menos, desde 2010. Universidade Nova de Lisboa abriu inquérito já após o contacto da SÁBADO.
Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) tem cerca de 4.000 peças expostas que pretendem "dar uma ideia de 5.000 anos de história e arte chinesa, que vai desde o período neolítico até ao início do século XX", explicou o diretor do museu, Rui Dantas.
À semelhança de um jogo de Lego, os investigadores testaram várias peças e conseguiram identificar "uma peça ideal que permite, após modulação química, a obtenção de antioxidantes inovadores direcionados para a mitocôndria, com baixa toxicidade e com efeito neuroprotetor".
O mecanismo descoberto permite diminuir "em cerca de metade" a dose do fármaco usado para combater o cancro da mama e do ovário, designado taxol.
O que não sabia era que um texto que concilia o rigor factual com a clareza da exposição, cujo sentido está ao alcance de qualquer leitor medianamente inteligente, podia levar à maior das confusões.
Assinalando que existem "menos reitoras, menos chefes de laboratórios e menos professoras catedráticas", Elvira Fortunato admitiu que a introdução de quotas de género pode ser uma solução para ajudar a mudar a situação.
O médico patologista Fernando Schmitt é um dos maiores especialistas mundiais em cancro da mama e coordena o laboratório RISE, que pretende estimular a investigação clínica em Portugal. Alerta para "dados preocupantes" e quer desmistificar tratamentos.
Em reação à investigação da SÁBADO, Elvira Fortunato garante em conferência de imprensa que "não houve agora nem nunca houve alguma interferência".