
Concentração "pela liberdade" em Évora recebe Chega com "Grândola Vila Morena" @Model.HTag>
PSP formou cordões dos dois lados da barricada mantendo a distância entre os dois grupos. Não houve incidentes.
PSP formou cordões dos dois lados da barricada mantendo a distância entre os dois grupos. Não houve incidentes.
"A manifestação marcada para hoje 'Unidos contra o fascismo" pela Frente Unitária Antifascista foi organizada de forma desleal, oportunista e sectária", referem os coletivos e associações num comunicado do Movimento Negro Portugal.
Ativista Mamadou Ba relatou que ele próprio e outras pessoas receberam um 'e-mail' na terça-feira a dar um prazo de 48 horas para abandonarem o país, senão corriam risco de vida.
Sexta-feira e sábado, estão anunciadas concentrações antirracistas e antifascistas de homenagem ao ator Bruno Candé assassinado com quatro tiros em plena rua de Moscavide.
Não seguem o mesmo dress code nem juntam grandes números, mas existem. Garantem ser pacíficos.
Dezena e meia de manifestantes estão a protestarm esta terça-feira, diante da embaixada dos Estados Unidos, em Lisboa, contra a morte e contra o que consideram ser a atitude racista da polícia norte-americana, do afro-americano George Floyd. O protesto organizado pela Frente Unitária Antifascista destina-se também a “responder à ameaça do presidente norte-americano, Donald Trump”, que classificou a Antifa, da qual a FUA é membro, como um “grupo terrorista”.
A Frente Unitária Antifascista está a convocar uma manifestação em solidariedade com os norte-americanos que protestam contra o racismo e violência policial.
A petição "Contra conferências neonazis em Portugal e pela ilegalização efetiva de grupos de cariz fascista/racista/neonazis" já baixou à respetiva comissão para ser apreciada.
O protesto contra o racismo realiza-se à frente da Assembleia da República. O objectivo é condenar os ataques que a deputada recém-eleita tem sofrido.
A concentração foi planeada por 65 organizações antifascistas nacionais e estrangeiras e ocorreu na Praça Luís de Camões.
Petição pública eletrónica "Contra a conferência Neonazi do dia 10 de Agosto em Lisboa" tinha reunido até ao fim da manhã desta segunda-feira 3.974 assinaturas.
O artigo da revista SÁBADO "A verdadeira face de Mário Machado", que denuncia publicações xenófobas e neonazis do líder de extrema-direita numa rede social russa, levou vários grupos antifascistas a apelar ao Ministério Público.