A deriva da política constituinte anticorrupção
Em Portugal, ao contrário do que se pode pensar, a criação do mundo anticorrupção está, literalmente, inscrita na certidão de nascimento do regime político e constitucional atual.
Em Portugal, ao contrário do que se pode pensar, a criação do mundo anticorrupção está, literalmente, inscrita na certidão de nascimento do regime político e constitucional atual.
Marcelo Rebelo de Sousa anunciou visita do presidente ucraniano a Portugal.
"A questão das dificuldades de recrutamento e retenção sobretudo têm vindo a ser reconhecidas em Portugal e noutros países que enfrentam essas dificuldades. Temos feito um conjunto de medidas para lidar com estas dificuldades", disse a ministra da Defesa.
"Os portugueses aqui residentes podem estar tranquilos, porque, se há coisa que caracteriza a política externa portuguesa é a ação externa de todos os órgãos de soberania, é colocar sempre como prioridade o bem-estar, o interesse, a segurança e a tranquilidade de todos os portugueses que vivem em quase todos os lados do mundo", referiu o presidente da AR.
Grupo encontrava-se num bar junto à praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim, e aproximou-se da linha da água para molhar os pés.
Os dois navios de guerra russos irão transitar de norte para sul, vindos da Biscaia, em Espanha, e em direção ao mar Mediterrâneo.
O apoio meramente simbólico de Portugal à Ucrânia não se deve só à pobreza do nosso orçamento ou à irrelevância do nosso estatuto europeu. Afinal, de que lado está o Governo?
Portugal já disponibilizou 170 toneladas de material, equipamento militar e médico além de ter capacidade para receber até 40 feridos no Hospital das Forças Armadas e 300 pessoas em acolhimento inicial de refugiados em instalações militares.
“Criminoso” ou “corajoso”? Os abusos e a eficácia criaram duas barricadas no debate. “Um Rambo” que “excedeu tudo”, diz Vasco Lourenço.
António Costa ressalvou que "a NATO não intervirá nem agirá na Ucrânia" e que a sua atuação "em que as forças portuguesas poderão estar empenhadas" consistirá em "missões de dissuasão, em particular junto dos países da NATO que têm fronteira com a Ucrânia".
Marcelo defende que a reputação das Forças Armadas Portuguesas continua "intacta" após a Operação Miríade, em que foram detidas onze pessoas, incluindo militares e ex-militares.
Jornalista considera que os afegãos apoiantes dos EUA sentem o mesmo que muitos africanos, combatentes do lado de Portugal na guerra colonial.
Com 24 anos, a primeiro-grumete Adriana Aquino de Oliveira é "natural de Vila do Conde e é licenciada em Ciências do Mar, pela Universidade dos Açores".
Cavaco Silva argumenta que é uma reforma "que não é exigida pelas prioridades do presente nem pelos desafios do futuro".
Os últimos anos antes do início da guerra em Angola, na Guiné e em Moçambique foram de intensa actividade diplomática por parte dos movimentos nacionalistas, tentando seguir a via do diálogo, evitando assim um conflito armado.
Os comandantes militares em Angola, Moçambique e na Guiné enviaram por escrito o inventário das bombas incendiárias em cada um dos cenários. E do seu uso.