
Cimeira Rússia-África. A cartada africana de Putin
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.
Na véspera da segunda cimeira 17 chefes de estado e governo tinham confirmado a participação, em comparação com os 45 que se deslocaram à Rússia há quatro anos. A análise de João Carlos Barradas.
Proximidades soviéticas de ontem e interesses económicos de hoje explicam a ausência de condenação da Rússia, mesmo entre os países lusófonos.
Perante a presidente do Conselho da Federação russa (Senado), Valentina Matviyenko, Filipe Nyusi declarou: "A Rússia está a fazer um esforço para evitar o pior", porque "poderia terminar a guerra em dois dias ou três, mas isso implicaria enormes [perdas de] vidas".
"Vamos falar de tantos problemas e tantas questões importantes", referiu Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito da agenda que o espera.
A nota não avança detalhes sobre as causas da exoneração de Carlos Agostinho do Rosário, um membro da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) que foi embaixador na Indonésia e Timor-Leste, antes de chegar ao cargo de primeiro-ministro.
O Presidente moçambicano, afirmou que o "terrorismo e o extremismo violento afetaram brutalmente alguns distritos", mas que a ofensiva militar em curso está a permitir o regresso gradual à normalidade. Analista discorda.
O exército ruandês de Paul Kagame trouxe paz ao Norte do país a braços com as milícias islamistas. Mas mais abaixo, em Maputo, há dissidentes ruandeses desaparecidos ou assassinados a tiro no meio da rua, em emboscadas de filme.
Interesses, carros, festas ostentosas: mulher e filhos do chefe de Estado agora são "empresários" de sucesso.
Mulher de 49 anos foi raptada em frente ao Consulado Geral de Portugal em Maputo. É o segundo rapto registado em 48 horas.
Certo dia, um jovem gestor disse a Rui Nabeiro ter um estudo para reduzir funcionários. Ele foi à janela do gabinete, mirou o pessoal em labuta, e retorquiu: "Quero é que me apresente projetos para podermos contratar mais gente."
"Há um conjunto de grandes lideranças maconde que mobilizaram a etnia para (...) acabar com a ameaça dos 'jihadistas' radicais", afirma investigador.
"Este apoio visa contribuir para um futuro de paz e reconciliação em Moçambique sem o ressurgimento das hostilidades militares entre o Governo e a Renamo." A Suécia é o 10.º contribuinte ao fundo comum, depois da Suíça, União Europeia, Irlanda, Canadá, Noruega, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Finlândia e Botswana.
O ministro da Defesa sublinhou que "Portugal tem múltiplas valências que têm sido visíveis" nas Forças Nacionais Destacadas e destacou que Portugal tem "uma longa experiência de trabalho com Moçambique".
Jessica Pequeno "ainda está em choque" mas não apresenta sinais de maus tratos físicos. Tinha sido raptada na segunda-feira, nos arredores de Maputo.
O presidente moçambicano Filipe Nyusi garante que o Estado não vai tolerar violações da disciplina na corporação.
Lionel Dyck, conhecido como “o duque”, foi contratado para apoiar o exército na luta contra os terroristas em Cabo Delgado.