
José Mattoso, o homem que transformou a História de Portugal num bestseller
Prémio Pessoa em 1987, o historiador, católico e de esquerda, morreu aos 90 anos.
Prémio Pessoa em 1987, o historiador, católico e de esquerda, morreu aos 90 anos.
No seu último discurso enquanto coordenadora do Bloco de Esquerda, falou das medidas mais marcantes do seu mandato. A palavra mais crítica foi para António Costa, acusando-o de usar as secretas como "joguete" e de alimentar o populismo.
Vários documentos históricos, fotografias e objetos dos cinco arquivos presentes no concelho do Barreiro vão estar expostos, de 4 a 31 de março, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa. Associação Ephemera é uma das participantes na exposição.
Durante a II Guerra Mundial, Salazar negociou tudo o que podia, não só com o velho aliado inglês, mas também com Hitler. E nas grandes cidades do País, grandes e pequenas empresas fizeram o mesmo, incluindo como testas de ferro dos beligerantes.
Os bloquistas são os obsessivos-compulsivos do tratado atlântico, do anti-imperialismo das falsas equivalências, para quem a virtude está no meio, no buraco negro da abstração pacifista, aquele que tudo consome exceto a luz inofensiva e eco-friendly das boas intenções.
Marcelo pretende condecorar o general Spínola com a Ordem da Liberdade, pelo papel que desempenhou no 25 de Abril. Mas há quem lembre os eventos que se seguiram à Revolução para contestar a decisão.
O historiador Fernando Rosas, fundador do BE, anda muito preocupado com o rearmamento da... Alemanha. Disse-o em entrevista ao Público. Com tanta coisa a acontecer, lembrou-se disto.
“Criminoso” ou “corajoso”? Os abusos e a eficácia criaram duas barricadas no debate. “Um Rambo” que “excedeu tudo”, diz Vasco Lourenço.
Reportagem na sede de campanha de um partido que regularmente perde metade dos deputados, para depois ficar com o dobro. Catarina Martins teve uma presença quase fantasma numa noite anémica
Partidos espalham-se pelo país num dia marcado pelo regresso de Jerónimo de Sousa às iniciativas da CDU. O que esperar do 11.º dia de campanha eleitoral?
Secretário-geral do PCP foi submetido a uma intervenção cirúrgica a 13 de janeiro. Foi substituído por João Oliveira e João Ferreira.
Há candidatos com processos em tribunal, ideias que contradizem os próprios partidos e frases do passado que podem ensombrar os debates. Também há duas dinastias.
O deputado André Ventura já teve a sua imunidade parlamentar levantada anteriormente.
Há mais de três milhões documentos a serem trabalhados que vão revelar os lados escondidos do antigo Presidente, que guardava tudo.
Foi o primeiro líder e aquele que o partido faz por esquecer. Um livro ajuda a perceber como passou de sindicalista radical a salazarista.
A intervenção na Convenção do MEL foi a 25 de maio, mas 45 dias depois a polémica dura. Não se fica no troco a quem o atacou: há um provinciano, “um académico de que nunca ouvi falar”, um “vira-casacas” e muito mais.