
Pedro Pichardo campeão do mundo do triplo salto. "Esta medalha é de Portugal"
"Dedico a vitória ao meu pai, à família, ao clube e ao país, Portugal, que me deu oportunidade para seguir a carreira ao mais alto nível", disse o atleta.
"Dedico a vitória ao meu pai, à família, ao clube e ao país, Portugal, que me deu oportunidade para seguir a carreira ao mais alto nível", disse o atleta.
...Évora, a pouca comida na infância, o adeus à avó e os treinos em Setúbal. A 5 de agosto, Pedro Pichardo tornou-se o quinto campeão olímpico português, mas a sua vida tem sido feita de peripécias.
O saltador nasceu em Santiago de Cuba, no dia 30 de junho de 1993 e, desde cedo, mostrou que estava reservado para grandes voos, o maior, até agora, foi alcançado hoje na final do triplo salto dos Jogos Olímpicos.
Depois de bater o recorde olímpico na meia-final, o português disputou a final até ao fim. Pela terceira vez na história dos Jogos Olímpicos, Portugal tem 3 medalhas na mesma edição. Pimenta consegue a sua segunda medalha, depois de uma prata nos Jogos de Londres2012.
Desde os Jogos Olímpicos Pequim2008, em que Nelson Évora se consagrou como quarto, e último, campeão olímpico luso, no triplo salto hoje honrado por Mamona, e Vanessa Fernandes conquistou prata no triatlo, que Portugal não via múltiplos medalhados numa mesma edição.
Carlos Lopes venceu a maratona de Los Angeles 1984, mas antes de chegar à primeira medalha de ouro foi preciso o rei D. Carlos I visitar Paris.
Auriol Dongmo, Pedro Pablo Pichardo e Patrícia Mamona dominaram a competição no lançamento do peso e triplo salto, subiram ao mais alto lugar do pódio e fizeram ouvir "A Portuguesa" na Polónia. É a melhor prestação de sempre de Portugal, que nunca tinha vencido três medalhas de ouro numa competição continental ou internacional de atletismo.
Dulce Félix quer prolongar a carreira até aos Jogos de Paris'2024
Nelson Évora agradecido pelo apoio dos portugueses
Foram quarta e quinta classificadas no triplo salto
Patrícia Mamona, que defendia a medalha de prata conquistada em 2017, conseguiu a melhor marca na primeira das seis tentativas
Susana Costa surgiu muito forte e arrancou o concurso com 14,28 metros
Susana Costa conseguiu a qualificação logo no primeiro salto, Mamona teve de esperar pelo último para chegar à final em pista coberta, na competição a realizar-se na Escócia.
Competição decorre em Glasgow de 1 a 3 de março
Animada pela regularidade das marcas, Evelise Veiga é candidata à vitória na prova que começa às 15h45. Este ano já saltou 6,46 e 6,40 metros.
No segundo dia de prova