
Ensino Superior. Como arranjar alojamento mais barato
Alexandre conseguiu um quarto em Lisboa por 228 euros, Carolina está no Porto e paga 300 – conheça os truques para sobreviver à saga das casas para estudantes.
Alexandre conseguiu um quarto em Lisboa por 228 euros, Carolina está no Porto e paga 300 – conheça os truques para sobreviver à saga das casas para estudantes.
O ministério acrescentou ainda que está a acompanhar "com atenção as notícias que têm vindo a público", estando a aguardar as conclusões de processos de acompanhamento e de investigação no sentido de se de apurar a verdade.
Entre os acusados, havia um docente que era alvo de nove queixas e outros dois a quem eram atribuídos cinco crimes a cada.
O ministério de Elvira Fortunato garantiu ainda que "caso se verifique a receção de qualquer denúncia ou denúncias, as mesmas serão de imediato remetidas à Inspeção-Geral da Educação e Ciência para imediata averiguação".
Inquérito promovido pela Federação Académica de Lisboa revelou que cerca de dois em cada dez estudantes universitários já tinham sido vítimas ou testemunhas de casos de assédio.
O presidente da CML desvalorizou polémica da residência do Campo Pequeno, dizendo que não tem "complexos" com investimento privado. Representantes dos estudantes lamentam valor "incomportável" e dizem que é preciso mais.
A posição das duas federações surge na sequência de uma mensagem da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que apelou aos estudantes e dirigentes do ensino superior para iniciar o novo ano letivo com a criação de "um ambiente académico inclusivo, inspirador e seguro", repudiando as praxes.
Até os estudantes internacionais, que não costumam registar problemas, pediram ajuda em Lisboa, revela presidente da Federação Académica. No Porto a situação não é melhor: "Alunos estão colocados, mas desalojados."
Apenas 9% dos alunos deslocados têm acesso a um quarto numa residência da rede pública e arrendar um quarto em Lisboa, por exemplo, pode custar €420 mensais.
Federação Académica de Lisboa explica que os alunos chegam stressados às faculdades. Psicóloga reconhece a "pressão" e diz como é possível lidar com a ansiedade.
No ano letivo de 2021/2022, um quarto dos alunos universitários tinham acesso à bolsa de ação social. Este ano espera-se que sejam ainda mais.
Movimento Contra o Assédio no Meio Académico de Lisboa apelou à participação de alunos de diversas universidades.
Das nomeações para o gabinete no ISCTE, de que é reitora, à orientação de teses de ex-governantes e jovens socialistas, a rede de Maria de Lurdes Rodrigues ilustra o circuito fechado, e antigo, entre o PS e uma das universidades mais influentes do País.
Inquérito revela que para mais de 60% dos alunos o "piropo", crime em Portugal desde 2015, não constitui violência sexual.
Maioria dos inquiridos afirmou já ter sido vítima de assédio sexual mas 89% nunca contaram ou reportaram assédios ou abusos.
Instituições de ensino superior continuam a ter edifícios não adaptados para alunos com Necessidades Educativas Especiais.