
Operação antiterrorista dos EUA na Síria matou pelo menos 13 pessoas
Esta é a maior operação das forças dos EUA na Síria desde a morte, em outubro de 2019, de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico.
Esta é a maior operação das forças dos EUA na Síria desde a morte, em outubro de 2019, de Abu Bakr al-Baghdadi, líder do grupo jihadista Estado Islâmico.
O Presidente moçambicano, afirmou que o "terrorismo e o extremismo violento afetaram brutalmente alguns distritos", mas que a ofensiva militar em curso está a permitir o regresso gradual à normalidade. Analista discorda.
Vários analistas e consultores em segurança têm alertado para uma possível colaboração entre alguns membros das FDS moçambicanas com os grupos armados que atuam no norte do país.
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros vai ser ouvido na Assembleia da República sobre a situação na província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique.
Numa altura em que as forças governamentais moçambicanas já assumiram o controlo de Palma, o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere à SÁBADO que não foi necessário "nenhum apoio a repatriamento".
A Save the Children referiu que "quase um milhão de pessoas enfrenta fome severa" como resultado direto da onda de deslocados provocada pelo conflito armado na região, incluindo pessoas deslocadas e comunidades anfitriãs.
Fica aqui uma lista de temas para a chamada “recuperação nacional”, após a catástrofe de saúde. Saber se ficam ou não contemplados nos planos oficiais é outra questão
"Este apoio visa contribuir para um futuro de paz e reconciliação em Moçambique sem o ressurgimento das hostilidades militares entre o Governo e a Renamo." A Suécia é o 10.º contribuinte ao fundo comum, depois da Suíça, União Europeia, Irlanda, Canadá, Noruega, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Finlândia e Botswana.
Os grupos armados, cujos membros estão "infiltrados na comunidade", realizaram ataques sequenciados as aldeias de Anga, Buji, Ausse e a vila sede de Mocímboa da Praia.
Nero Saraiva foi transferido de uma prisão das forças curdas, na Síria, para o Iraque. Com um mandado de captura internacional ativo, poderá ser extraditado para Portugal a qualquer momento, se as autoridades iraquianas o entenderem. O jihadista já pediu o repatriamento: no Iraque enfrenta a pena de morte
Presidente francês diz que "não há qualquer coordenação das decisões estratégica entre os Estados Unidos e os parceiros da NATO", dando como exemplo a questão da Turquia.
As forças curdas afirmam que foi um espião seu o responsável por ajudar os militares dos EUA a encontrarem e lançarem a operação que terminou com a morte de Abu Bakr al-Baghdadi.
A Turquia exigiu que as forças curdas recuem cerca de 30 quilómetros da fronteira no norte da Síria, local onde pretende realojar refugiados. Cessar-fogo acordado com os EUA termina esta terça-feira.
Cessar-fogo temporário de 120 horas pretende dar tempo para que os elementos da milícia curda Unidades de Proteção Popular recuem.
Abandonados por Washington que retirou as suas tropas da região, os combatentes curdos já perderam uma faixa fronteiriça de 120 quilómetros desde o início da ofensiva turca a 9 de outubro e pediram a ajuda do regime sírio.
Ao quarto dia de ataque contra os sírios curdos, as tropas de Ancara continuam a progredir no terreno e a conquistar locais estratégicos. Conselho da Europa ê "com grande preocupação" a intervenção militar.