
A SÁBADO é todos os dias: processos, cartas e a falta de bebés
Motoristas do PSD processaram o partido. E o processo do BES/GES, quase adiado, deu uma ideia a Leonor Caldeira.
Motoristas do PSD processaram o partido. E o processo do BES/GES, quase adiado, deu uma ideia a Leonor Caldeira.
Dedicou-se à História após passar 20 anos como monge beneditino. Foi o primeiro português distinguido com o Prémio Pessoa, em 1987.
Um dos maiores nomes da historiografia de Portugal, dedicou-se ao estudo da época medieval e das ordens monásticas.
Foi empregado de mesa, jornalista e assessor de vários gabinetes do Governo. Tem duas licenciaturas, um mestrado, uma pós-graduação e encontra-se a terminar um doutoramento. Agora é o mais recente furacão no epicentro da polémicas da TAP.
O historiador João Pedro Marques considera que não faz sentido reescrever episódios só porque são incómodos e que o passado colonial não faz de Portugal um país racista.
Segundo os dados do Programa Nacional de Rastreio Neonatal (PNRN), foram estudados 83.436 recém-nascidos em 2022, um aumento de 5,3% relativamente a 2021 (79.217), ano em que Portugal registou o menor número de nascimentos.
Os dados, fornecidos pela Aging In Place, resultam de um estudo de 30 países da OCDE. A demógrafa Maria João Valente Rosa considera a tendência natural.
Parlamento debate esta quarta-feira o Estado da Nação. Relatório traçou um retrato da situação do país nas várias áreas da governação.
António Costa vai ter 17 ministros e 38 secretários de Estado, numa redução de 20% comparativamente ao anterior governo. Maior parte dos nomes têm ligações ao PS.
A nossa economia está comprometida, diz o presidente da Associação Portuguesa de Demografia. Culpa da baixa natalidade: o número de filhos por mulher em idade fértil é insuficiente para rejuvenescer a população. Em contraponto, aumentam centenários, que serão mais de 10 mil em 2050.
Quanto mais tentamos relativizar o racismo, mais essa linha nos inclui a todos e nos liga a ele. Porque, quer queiramos quer não, os racistas (e os skins que mataram Alcindo) fazem parte da nossa sociedade, são-lhe intrínsecos.
Depois de uma campanha de crowdfunding, o documentário Alcindo vai entrar em breve em pós-produção. Promete revisitar a noite do assassinato de Alcindo e relacioná-la com casos como o de Cláudia Simões ou Bruno Candé.
Especialistas estimam que os óbitos provocados pela pandemia da covid-19 possam inverter a tendência de aumento da esperança média de vida. Se tal acontecer, então a idade da reforma acabará por recuar.
A historiadora Bonifácio e a respectiva clientela da academia estão longe de poder ser consideradas uma escola de virtudes liberais. Sempre viveram à sombra e à custa da bananeira estatal, ao menos para manterem o seu prestígio e a sua importância na sociedade.
O estudo científico quer desvendar a arte da "vasta obra mural" do artista e as técnicas pictóricas e materiais que utilizou, revelou hoje a universidade.