
A SÁBADO é todos os dias: as refeições mais saudáveis por menos de €5
A sua newsletter de quinta-feira
A sua newsletter de quinta-feira
As refeições pré-feitas ou de serviços takeaway aumentam o risco de excesso de peso e de doenças crónicas. Cozinhar em casa faz bem à saúde, é simples e económico: três chefs e quatro nutricionistas mostram como se faz.
Criar rotinas, começar de forma gradual e planear tudo com antecedência são práticas que podem ajudar-nos a manter hábitos saudáveis ao longo de todo o ano, dizem os especialistas.
Diretores dos agrupamentos escolares acreditam que a crescente digitalização dos manuais contribuiu para a diminuição da sobrecarga dos alunos em Portugal. Para as associações de pais, o peso continua a ser excessivo.
Embora o cancro tenda a ser mais comum em pessoas mais velhas, os dados sugerem que os casos entre pessoas com menos de 50 anos aumentaram em muitas partes do mundo desde a década de 1990.
O peso a mais é a causa de várias doenças, como a apneia do sono. A solução está em controlar a qualidade e a quantidade do que se serve no prato.
Há reações alérgicas que só ocorrem mais de duas horas depois de contactar com um alimento - e que podem causar "buracos" no intestino. Falámos com a nutricionista Inês Pádua, que alerta para o aumento dos casos.
O projeto terá a duração de cinco anos e pretende "mudar o paradigma da prevenção e do tratamento da obesidade" tendo por base uma investigação em crianças e jovens com excesso de peso/obesidade mas também crianças dentro dos padrões de peso e as suas famílias.
Estudo coordenado pelo Instituto Ricardo Jorge revelou ainda que uma em cada dez crianças sofre de obesidade. A falta de atividade física poderá ser um dos fatores que contribuiu para o excesso de peso.
Alimentação desequilibrada, o consumo excessivo de sal, o sedentarismo e o excesso de peso são algumas das razões.
Comer arroz com frango provoca um pico de glicose mais elevado do que se juntar legumes e vai sentir fome mais depressa. Esta foi uma das lições aprendidas pela SÁBADO durante os 14 dias em que usou um sensor de glicose, aparelho que em Portugal só é comparticipado para doentes diabéticos
Comer às 13h produz reações biológicas diferentes de uma refeição às 23h. Porquê? Queima-se mais energia ao almoço porque as células estão a necessitar de combustível
Em excesso, a gordura corporal perde as suas funções benéficas, como a produção de células estaminais regeneradoras de órgãos, e comporta-se como um cancro. Cresce através da multiplicação de vasos sanguíneos e aloja-se sobretudo no abdómen. Sabia que quatro chávenas de chá verde por dia podem travá-la?
Ervas aromáticas em vez de caldos ultraprocessados, carne de vaca e de porco apenas duas vez es por semana, peixe várias vezes e muitos vegetais. Estas são algumas regras para o padrão alimentar que centenas de estudos científicos dizem re duzir em um quarto o risco de demência
Sensação de peso, inchaço, formigueiro e dor nas pernas são apenas alguns dos sintomas da doença crónica bastante comum (e tratável) que afeta 35% dos portugueses. Comece hoje a sentir-se melhor!
A obesidade infantil está a aumentar a uma velocidade mais rápida. A obesidade entre rapazes com menos de 18 anos vai aumentar em 100%, chegando aos 208 milhões, já nas raparigas o crescimento será ainda mais acentuado, chegado aos 125%.