
Há colmeias em Lisboa e dão bom mel
O problema são as vespas asiáticas, que têm dizimado enxames. A SÁBADO acompanhou três dos 12 produtores particulares que estão em Monsanto.
O problema são as vespas asiáticas, que têm dizimado enxames. A SÁBADO acompanhou três dos 12 produtores particulares que estão em Monsanto.
Alteram a qualidade da água, matam outras plantas ou animais e causam alergias. Falamos de acácias, jacintos-de-água e lagostins. São todos proibidos, mas estão a propagar-se sem controlo.
Este ciclo do PS de António Costa não é comparável ao de Sócrates, que instituiu uma forma delinquente de gestão do Estado e do Governo ao mais alto nível; que vendeu Portugal e empresas como a PT a pataco; nem sequer com o governo de Durão Barroso.
O fogo "consumiu área de mancha florestal constituída por mato e castanheiros", frisou a Polícia Judiciária.
"A área devia ser aumentada e não reduzida", defende Luís Damas, presidente da Federação Nacional das Associações de Proprietários Florestais.
Especialista em alterações climáticas Filipe Duarte Santos assinala ainda que é essencial conseguir-se finalmente um cadastro dos terrenos.
Julien Labrousse é arquiteto e mudou-se de Paris para Lisboa para recuperar a antiga casa dos Duques de Lafões. Será um teatro performativo – mas há mais. Veja o vídeo.
Rui Rio elogiou o PAN pela forma como está disposto a negociar acordos. Mas Inês de Sousa Real tem condições para esse apoio: debates quinzenais, ordenamento florestal e impostos.
O objetivo da portaria agora publicada é o de "poder aumentar a área de eucalipto por concelho, num processo regulamentar pouco transparente, associado ao fim da legislatura", pelo que "deve ser revogada elo próximo Governo", defende a Quercus.
Para o terceiro debate da noite, transmitido às 23 horas, Rui Tavares e Inês Sousa Real partiam de pontos convergentes - a defesa do ambiente e matérias como o Rendimento Básico Incondicional -, e tentaram mostrar o que os separa.
Um debate calmo que acabou e fica tudo na mesma: o PAN mantém-se pronto a coligar-se quer com PS, quer com o PSD.
"Obviamente que as regras da lei são para cumprir e tem que ser reduzida em 10% a área dos eucaliptos", frisou Matos Fernandes, garantindo que "vai haver uma redução da plantação de eucaliptos em Portugal".
Estão previstos mais 36 mil hectares de eucalipto em 126 concelhos do País.
Já vimos isto. Voltam as investigações sobre a arqueologia dos partidos, as discussões acerca do “só” e do “mal acompanhado”, e as contas sobre a possibilidade de maiorias absolutas que não sejam maiorias absurdas
Anos seguidos de seca, uma barragem que perde 40% da água, enormes eucaliptais e áreas de rega que não param de crescer – assim desaparece a água ao longo de 140 km.
Segundo a GNR, o suspeito usou "chama direta" para atear os incêndios na floresta, numa zona povoada com mato, pinheiro bravo e eucalipto, confinante com uma zona urbana.