Justamente

O processo penal

É totalmente compreensível e legítimo que a decisão proferida pelo Tribunal seja, à semelhança de todas, sujeita ao escrutínio e à crítica pública. Mas essa crítica, para ser séria e fundada, não pode assentar no desconhecimento do que são e para que servem as diferentes fases do processo.

Portugal 'comprou' voto para Vitorino na Organização das Migrações
08 de abrilNuno Tiago Pinto

Portugal "comprou" voto para Vitorino na Organização das Migrações

Para que o representante de São Tomé e Príncipe pudesse votar em António Vitorino para diretor-geral da Organização Internacional das Migrações, o governo pagou a estadia e despesas do diplomata na Suíça. A irregularidade foi detetada pela inspeção do MNE.

Luís Champalimaud, a queda de um milionário
08 de abrilAna Taborda

Luís Champalimaud, a queda de um milionário

O herdeiro de mais de 200 milhões de euros de uma das maiores fortunas portuguesas está em apuros: vendeu fazendas no Brasil, entregou duas herdades icónicas ao BCP e foi parar a um fundo-abutre. O negócio em que o pai foi rei, o cimento, está a ser o fim da herança do filho. Luís mantém a esperança, mas as perspetivas são negras.

Covid-19. Tudo o que tem de saber sobre autotestes de antigénio
01 de abrilDiogo Camilo

Covid-19. Tudo o que tem de saber sobre autotestes de antigénio

Começam hoje à venda em farmácias e parafarmácias de todo o país, custam 7 euros, o seu resultado é conhecido em 15 a 30 minutos e são menos dolorosos que as zaragatoas de PCR. Mas leituras incorretas e falhas na recolha de amostras aumentam probabilidade de falsos negativos.

Sexo na cozinha

Na sociedade reprimida salazarista, fazer sexo noutro móvel que não fosse a cama tinha um alcance revolucionário, simbolizava a libertação sexual do casal e a subversão da ordem imposta pelo Estado Novo. Daí que as mesas amplas tenham sido proibidas pela censura

Para os Battles, 'vivemos o melhor e o pior dos tempos'
10 de marçoPedro Henrique Miranda

Para os Battles, "vivemos o melhor e o pior dos tempos"

Os Battles nunca tiveram medo de "subverter o espectro dos géneros", e, no seu mais recente disco, Juice B Crypts, mostram que continuam a saber pensar fora da caixa. Revisite esta entrevista de 2019 à banda americana de rock experimental.

Viva a era dourada do podcast!
09 de marçoMarkus Almeida

Viva a era dourada do podcast!

Fazem companhia a correr ou a lavar a loiça, mas em pandemia também ajudam a preencher a cabeça: o primeiro confinamento gerou um boom de podcasts. Como será com este?

Listas de listas

O ser humano é um implacável classificador. Não pode dispensar as listas. Não passa sem elas. As listas são inerentes ao cérebro humano, traduzem o nosso impulso de, simultaneamente, unir e demarcar, aproximar e afastar, associar e dissociar

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)