Cuidados intensivos

Esquerda, direita, volver

O que disse Cavaco Silva para horrorizar os camaradas? Nada de especial: teceu críticas severas, mas perfeitamente legítimas, ao Governo em funções. E o pedido de demissão, que levou socialistas ilustres à demência, foi até brando pelos padrões do Largo do Rato.

3
A biblioteca de um ditador
João Carlos Barradas

A biblioteca de um ditador

Em "A Biblioteca de Estaline – Um ditador" e os seus livros, Geoffrey Roberts passa a pente fino os interesses literários e as anotações do ditador. É um retrato peculiar de um político sanguinário e leitor voraz.

Geopolítica @plicada

As viagens de Xi

Xi Jinping decidiu ir dar alento a Putin, num gesto de conforto oco, contribuindo para que Moscovo não perca os impulsos autodestrutivos, que levarão a Rússia a ser uma das primeiras presas da superpotência China, numa inversão de papeis entre o Estaline e o Mao do séc. XXI.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (23)

Acontece, porém, que, ao contrário dos amantes da guerra (warmongers), eu quero a paz, sendo que, todavia, não quero a paz dos cemitérios ou a da cedência aos desígnios e aos interesses dos intolerantes, dos prepotentes, dos especuladores e dos fautores da guerra.

A Crimeia é o maior dilema da guerra
João Carlos Barradas

A Crimeia é o maior dilema da guerra

Recuperar a Crimeia para a Ucrânia parece impossível, mas permanece como um dos grandes objetivos de Kiev. Qual o papel da península anexada em 2014 para o progresso do conflito?

100 anos da União Soviética. A tragédia da utopia leninista
Vasco Rato

100 anos da União Soviética. A tragédia da utopia leninista

A URSS foi para muitos a esperança de um mundo fraterno, solidário e igualitário. Um raio de luz contra o capitalismo. Mas acabou por se tornar um sinónimo de tirania, terror e servidão, que deixou para trás um legado de muitos milhões de mortos

Prendas de Natal, de um político para outro
Alexandre R. Malhado

Prendas de Natal, de um político para outro

Isaltino Morais dava um balde e uma esfregona a António Costa, Rui Tavares oferecia-lhe uma “visita guiada ao património devoluto do Estado”. Nuno Melo sugere nova “coelhinha anã fofinha” a Ventura e Inês Sousa Real um DVD de Ferdinando, o touro. Também há Memofante e Red Bull. Eles explicam porquê.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana