
Zimbabué. Divórcio da filha de Robert Mugabe revela riqueza
As propriedades Bona Mugabe incluem quintas adquiridas pela família no início dos anos 2000 durante a polémica aquisição estatal de propriedade de brancos.
As propriedades Bona Mugabe incluem quintas adquiridas pela família no início dos anos 2000 durante a polémica aquisição estatal de propriedade de brancos.
Marry Mubaiwa foi detida no sábado à tarde e espera-se que seja presente a tribunal esta segunda-feira.
A decisão dos funcionários surge quando os médicos dos hospitais públicos estão em greve há 44 dias para exigir uma revalorização do seu salário, cujo valor caiu a pique num ano.
"Ao mesmo tempo que se intitulava salvador do Zimbabué, Robert Mugabe infligiu danos profundos ao seu povo", afirmou o vice-diretor regional da Amnistia Internacional.
"África perdeu assim, um grande filho, que conduziu com valentia e heroísmo a luta pela liberdade, pelo resgate da soberania nacional", escreveu João Lourenço.
Depois de quase quatro décadas no poder, Robert Mugabe morreu esta sexta-feira. Tinha 95 anos.
O ditador foi o primeiro presidente do Zimbabwe pós-independência. Tinha 95 anos.
O apelo lançado pelo Governo zimbabueano pretende apoiar 3,7 milhões de pessoas até abril de 2020, um número que não abrange a totalidade dos afetados.
É expectável que estes números aumentem nos três países, onde 1,6 milhões de pessoas vivem em áreas afetadas pelo vento e chuvas fortes, de acordo com dados da UNICEF.
No Zimbabué, o número provisório de mortos ascende a 64, em Moçambique a 73 e no Malaui a 56.
Duas décadas de política monetária irracional destruíram a economia do Zimbabwe e geraram uma inflação desenfreada, dizimando as poupanças da população por duas vezes.
A investidura de Mnangagwa deverá ocorrer no próximo domingo, dia 26 de Agosto.
Após dias de espera marcados por violência, resultados oficiais confirmam vitória.
O presidente cessante, antigo braço direito do seu antecessor, Robert Mugabe, derrubado em Novembro, foi proclamado vencedor da eleição presidencial.
Centenas de partidários da oposição saíram à rua esta quarta-feira, defendendo que foram cometidas fraudes nas eleições gerais de segunda-feira.
A oposição está a acusar o partido Zanu-PF de Emmerson Mnangagwa de fraude eleitoral.