A vida às escondidas. Os judeus perseguidos pela PIDE
18 de agostoMarco Alves

A vida às escondidas. Os judeus perseguidos pela PIDE

Nas décadas de 1930 e 40, e pela primeira vez em muito tempo, os judeus foram um problema em Portugal. A polícia política andava atrás deles e tentou devolver alguns à precedência. Foram meses (às vezes anos) de pressão e angústia até escaparem de vez.

A saga das obras de arte roubadas pelos nazis
11 de julhoLucília Galha

A saga das obras de arte roubadas pelos nazis

Compromisso assinado por 44 países facilitou a devolução das peças aos originais proprietários. Mas não há nada que obrigue a que as restituições aconteçam.

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca
17 de marçoTiago Carrasco

Guerra Colonial: As milícias da vingança branca

Os ataques da União dos Povos de Angola (UPA) contra os colonos portugueses, a 15 de março de 1961, não pouparam mulheres nem bebés. Centenas de colonos ficaram para se vingar. A SÁBADO teve acesso exclusivo a um diário de horrores.

O massacre de Wiriamu
21 de janeiroJoão Pedro George

O massacre de Wiriamu

Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.

13
Como é a vida dos artistas reformados?
06 de maio de 2019Tiago Carrasco

Como é a vida dos artistas reformados?

Vedetas do espectáculo português passam por sérias dificuldades na velhice. A maioria não tem trabalho e depois de idolatrados, sentem-se abandonados pelo Estado e esquecidos pelo público

Material histórico  da RTP ao abandono
08 de outubro de 2018CM

Material histórico da RTP ao abandono

Centro Emissor de Pegões, desativado desde 2011, está cada vez mais degradado. No interior há milhares de peças amontoadas.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)