Quantos morreram na Guerra Colonial?
10 de outubroLuís Francisco

Quantos morreram na Guerra Colonial?

Foram 10 mil militares portugueses a perder a vida no conflito que durou 13 anos. O tenente-coronel Pedro Marquês de Sousa reúne em livro os números do Ultramar.

Morreu o escritor Cristóvão de Aguiar
06 de outubroSÁBADO

Morreu o escritor Cristóvão de Aguiar

Antigo funcionário da Universidade de Coimbra, Cristóvão de Aguiar, natural de S. Miguel (Açores), morreu na terça-feira, aos 81 anos.

Afeganistão. O triunfo do Emirado
19 de agostoJoão Carlos Barradas

Afeganistão. O triunfo do Emirado

O caos no aeroporto de Cabul ficará como ícone de um abalo profundo à semelhança da evacuação de Saigão, em 1975, ou da invasão da embaixada em Teerão em 1979. O que espera os afegãos? A análise de João Carlos Barradas.

A vida às escondidas. Os judeus perseguidos pela PIDE
18 de agostoMarco Alves

A vida às escondidas. Os judeus perseguidos pela PIDE

Nas décadas de 1930 e 40, e pela primeira vez em muito tempo, os judeus foram um problema em Portugal. A polícia política andava atrás deles e tentou devolver alguns à precedência. Foram meses (às vezes anos) de pressão e angústia até escaparem de vez.

Ali Daei: 'Ainda sinto o toque mágico da bola de plástico'
11 de agostoLuís Pedro Cabral

Ali Daei: "Ainda sinto o toque mágico da bola de plástico"

O pai obrigou-o a ser engenheiro, só se tornou futebolista aos 25 anos, não alcançou sucesso no Bayern de Munique e durante 15 anos teve o recorde de mais golos por seleções - foram 109 golos pelo Irão, uma marca que Ronaldo igualou no Euro 2020. Ali Daei falou à SÁBADO sobre a infância, em que jogava na rua, e como num golpe do acaso deixou de ser defesa para se tornar avançado.

Reforma eleitoral do PSD favorece pequenos partidos? Testámos e a resposta é não
30 de julhoDiogo Camilo

Reforma eleitoral do PSD favorece pequenos partidos? Testámos e a resposta é não

Sociais-democratas querem reduzir de 230 para 215 o número de deputados e defendem que Método de Hondt "favorece os grandes partidos". Mas com o novo método proposto, só quatro partidos teriam chegado diretamente ao parlamento em 2019. PSD admite "regras de três simples" nas contas, mas diz que as diferenças para o modelo atual não seriam “significativas”.

Portugal-França: oh não, lá vem a bête noire outra vez!
23 de junhoCarlos Torres

Portugal-França: oh não, lá vem a bête noire outra vez!

A nossa relação com a França é mista como os diálogos de verão nas férias na aldeia: é o eldorado para muitos emigrantes e um inferno no mundo da bola. Mas alguém, no seu perfeito juízo, achou que íamos seguir em frente no Europeu sem fazer contas?

É possível outro caminho

Ninguém entenderia que depois de tudo aquilo que nos aconteceu, Portugal ignorasse mais uma vez os Enfermeiros e os tratasse como gente descartável que se usa e deita fora. Chegou a hora de colocar a valorização profissional dos Enfermeiros no topo das prioridades políticas deste país.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)