Guerra na Ucrânia: Tristes premonições do que tem de acontecer
João Carlos Barradas

Guerra na Ucrânia: Tristes premonições do que tem de acontecer

Horas depois da destruição da barragem de Nova Kakhovka mantém-se a dúvida: quem a destruiu? As forças russas ou as ucranianas? Os dois lados têm a perder, como explica João Carlos Barradas. Para já perderam os milhares de habitantes retirados das suas casas devido às inundações.

Hora de agir: Vêm aí mais manifestações
Margarida Davim

Hora de agir: Vêm aí mais manifestações

Com uma longa lista de subscritores, o movimento Hora de Agir apresenta-se praticamente nas vésperas da manifestação de 25 de fevereiro, que está a ser organizada por outro coletivo, o Vida Justa, que também junta figuras ligadas ao BE, ao PCP e a várias associações com ativismo em bairros periféricos.

Cuidados intensivos

Passarinhos e passarões

A história não se repete, mas rima, para repetir um adágio célebre. No século XX, a humanidade testemunhou uma luta de morte entre a democracia liberal e as suas alternativas totalitárias. Foi pela recusa da “paz” dos “pacifistas” que a democracia liberal triunfou.

Ucrânia: o outono da guerra
João Carlos Barradas

Ucrânia: o outono da guerra

Os meios de comunicação russos já admitiram grandes perdas de território e os serviços de informação militares e de espionagem externa cometeram um fracasso colossal na identificação da preparação de uma contra-ofensiva ucraniana. Mas o que se segue nos próximos meses?

Energia mais cara? Breve guia para se orientar no meio da polémica
Bruno Faria Lopes

Energia mais cara? Breve guia para se orientar no meio da polémica

As afirmações do presidente da Endesa Portugal fizeram rebentar o tema dos preços da energia. Por entre a polémica há pistas: os preços para quem está no mercado livre vão subir, mas em tese menos do que se não houvesse o mecanismo de proteção.

O romance erótico de Ventura sobre um 'Luís Montenegro'
Marco Alves

O romance erótico de Ventura sobre um "Luís Montenegro"

Um dos dois romances do líder do Chega tem como protagonista um homem chamado "Luís Montenegro" que é toxicodependente, seropositivo, intelectual, ninfomaníaco e vencedor da Volta a Espanha. Anos depois, um outro Luís Montenegro cruza-se no destino do autor.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana