Ventos de Oeste

António Costa deu uma de Pinheiro de Azevedo

A verdade é que cheguei à conclusão de que, com todas as confusões geradas pelos comportamentos de vários membros do Governo, vai ser totalmente impossível proceder a uma discussão séria acerca do futuro da União Europeia na campanha eleitoral para a escolha dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu.

Ucrânia: o outono da guerra
João Carlos Barradas

Ucrânia: o outono da guerra

Os meios de comunicação russos já admitiram grandes perdas de território e os serviços de informação militares e de espionagem externa cometeram um fracasso colossal na identificação da preparação de uma contra-ofensiva ucraniana. Mas o que se segue nos próximos meses?

Ucrânia: cerco e destruição
João Carlos Barradas

Ucrânia: cerco e destruição

Falhada a guerra-relâmpago para decapitação do regime, privando a população ucraniana de liderança política, o estado-maior-general de Moscovo viu-se obrigado a reforçar a mobilização de Grupos de Batalhões Tácticos (BTG).

Ucrânia: Fazer durar a guerra
João Carlos Barradas

Ucrânia: Fazer durar a guerra

Os revezes políticos de Moscovo são de monta e, sem surpresa, torna-se urgente para o Kremlin intensificar e alargar as operações militares numa guerra quer pretende expedita e triunfal.

Rendeiro, offshores e as eleições

Se a fuga de Rendeiro e a sua subsequente captura são méritos e desméritos do sistema judicial, os mecanismos que facilitaram a ocultação e a colocação em porto seguro dos proveitos dos crimes podem e devem ser tema de debate político.

Justamente

Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

Embora eleitos em nome de um Estado membro os juízes exercem as suas funções a título individual, não representam esse Estado, são imparciais e dispõem de total independência. Acresce que não podem exercer qualquer actividade incompatível com os seus deveres de independência e imparcialidade.

Alentejo, um paraíso sob pressão
Tiago Carrasco

Alentejo, um paraíso sob pressão

Em Odemira, as estufas não estão ligadas apenas à imigração ilegal, mas também a graves problemas ambientais. A poluição, o turismo sem regras e a especulação imobiliária são outras ameaças à costa alentejana, a mais intocada de Portugal.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana