
O que separa negros e brancos nos EUA? E em Portugal?
Os dados revelam grandes diferenças em Portugal e nos EUA, no que toca à educação e população prisional. No nosso país, ainda está por arrancar o inquérito do INE sobre discriminação racial.
Os dados revelam grandes diferenças em Portugal e nos EUA, no que toca à educação e população prisional. No nosso país, ainda está por arrancar o inquérito do INE sobre discriminação racial.
O relatório do Comité Europeu dos Direitos Sociais do Conselho da Europa refere que "há muitos ciganos a viver em condições precárias em Lisboa".
"Apesar do progresso feito, a situação ainda não está em conformidade", revela o relatório.
O mais recente relatório da organização refere que em Portugal as mulheres continuam a ser as mais afectadas pela violência de género.
Este ano comemoram-se os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O mais recente relatório da Amnistia Internacional (AI) sobre direitos humanos indica que em Portugal "ainda persistem" desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis.
Associação considera que o Ministério da Administração Interna "não pode continuar a não aceitar a evidência dos atos".
Pela primeira vez, a ECRI corrigiu um documento seu: o relativo a Portugal. Tinha criticado erradamente o deputado Duarte Marques e apagou a referência.
A organização pediu que os livros escolares englobem a escravatura e o colonialismo. Detalhe: reconhece que nem olhou para eles. E há quem aponte que isso já lá está.
O relatório da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância deixa recomendações a Portugal para combater o discurso de ódio.
Comunicado surge na sequência de acusações da Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância.
Organismo do Conselho da Europa acusou acusa a hierarquia da PSP e a Inspecção-geral da Administração Interna de serem tolerantes ao racismo, pedindo que a polícia pare de relativizar a violência contra negros e ciganos.
A associação SOS Racismo disse que o relatório da Comissão Europeia Contra o Racismo e a Intolerância (ECRI), organismo do Conselho da Europa, não é uma surpresa.
A inspectora-geral da Inspecção-geral da Administração Interna recusa que os polícias portugueses sejam racistas e diz que o relatório da ECRI é injusto.
Inspetora-geral afirma que o relatório da ECRI é injusta e rejeita racismo por parte dos polícias portugueses.
Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerância pede à polícia que pare de relativizar a violência contra negros e ciganos.