Mega central solar do Cercal na gaveta do tribunal
22 de junhoMargarida Davim

Mega central solar do Cercal na gaveta do tribunal

Uma semana depois de em Espanha ser notícia a decisão judicial que pode levar ao desmantelamento da maior central solar da Europa, a SÁBADO descobriu que o projeto para a mega-central de Cercal do Alentejo está há meses à espera de ser apreciado por um juiz.

Urbanista

Elon Musk e os apocalipticamente integrados

Talvez por isso, a postura de Elon Musk, contra a maré da autonomia, flexibilidade, produtividade e bem-estar, tenha provocado uma onda de indignação (ondinha, vá, que isto de indignação nas redes é sempre muito menos do que parece), ao obrigar os seus funcionários a regressarem ao escritório. Eu não sei se trabalharia na Tesla e, menos ainda sei o que diria se me obrigassem a 40h semanais num escritório mas sei que a minha reacção ao ler a notícia foi simples: "não".

A lagartixa e o jacaré

Uma morte pouco natural...

Estou a “aproveitar-me” da infeliz morte de um rapaz para atacar a “tauroma- quia”? Estou, porque o rapaz foi morto por um touro, num espectáculo público de res- ponsabilidade da autarquia, inseguro, violento, com animais que são selvagens pela sua natureza, empur- rados por uma multidão que os assusta e os ameaça. Como é que querem que não se faça essa ligação?

O fotógrafo de Azovstal que apagou o passado nazi
20 de maioMarco Alves

O fotógrafo de Azovstal que apagou o passado nazi

As suas imagens correram mundo, mas antes de ser capturado pelos russos fez uma "limpeza" no seu Twitter para apagar publicações antigas com t-shirts, tatuagens e até pizzas com suásticas. Diz que apagou porque eram piadas e não quer ser mal interpretado.

O francês que dá vida ao Palácio do Grilo
16 de maioRaquel Lito

O francês que dá vida ao Palácio do Grilo

Julien Labrousse é arquiteto e mudou-se de Paris para Lisboa para recuperar a antiga casa dos Duques de Lafões. Será um teatro performativo – mas há mais. Veja o vídeo.

Uma família notável

Contamos a saga dos Sousa Tavares, família de artistas, escritores, advogados e jornalistas; traçamos o perfil do milionário francês Julien Labrousse, que está a investir em Portugal; e fizemos detergentes caseiros para levar uma vida mais sustentável

As armas e os barões entusiasmados
02 de maioLuís Francisco

As armas e os barões entusiasmados

Armaduras reluzentes, de 30 kg, estandartes coloridos, cavalos e cavaleiros enfrentando-se em peleja. Eduardo e António conseguiram o 2º lugar.

O moralista

Metaverso

Imaginem centenas de milhões de adolescentes e jovens adultos da geração Z ligados em uníssono, olhos e ouvidos como próteses digitais, o cérebro em rede, corpos inertes lado a lado nas cadeiras miseráveis do mundo físico, porque já nem cadeiras serão necessárias.

Macron diz que apoio de António Costa é muito importante
22 de abrilLusa

Macron diz que apoio de António Costa é muito importante

Na quinta-feira, os primeiros-ministros de Portugal e Espanha e o chanceler alemão apelaram à votação em Emmanuel Macron nas eleições presidenciais de domingo, defendendo que a França deve permanecer do lado dos valores da Europa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana