
Vacinação contra gripe e covid-19 abrange maiores de 60 anos, doentes crónicos e residentes em lares
Direção-Geral de Saúde espera conseguir vacinar entre 2 e 2,5 milhões de pessoas.
Direção-Geral de Saúde espera conseguir vacinar entre 2 e 2,5 milhões de pessoas.
Até agora, esta nova variante só foi detetada em Israel, Dinamarca e Estados Unidos.
Desde 2002 que a região europeia é considerada como livre da doença, mas os especialistas temem "lacunas na vacinação".
Pacientes tinham sido submetidos a um processo para perda de peso na Turquia. Não há registo de casos em Portugal.
Portugal junta-se assim a Áustria, Alemanha, Suécia e Bélgica, que já tinham anunciado que vão exigir testes aos viajantes oriundos da China.
Os aeroportos "consideram que testar viajantes da China e/ou impor outras restrições aos viajantes da China não é cientificamente justificado ou baseado em riscos".
Mais de duas dezenas de crianças foram vítimas de infeção invasiva por estreptococos do grupo A, cujos sintomas incluem infeções cutâneas, escarlatina e garganta dorida.
Relatório de Resposta Sazonal em Saúde aponta na gripe para "um predomínio do subtipo A(H3)(92,1%), associado a maior gravidade nas populações mais vulneráveis".
Situação coincide com o aumento da incidência das infeções respiratórias. Cobertura vacinal contra a covid-19 e contra a gripe "é elevada e tem conferido uma proteção crescente" dos mais vulneráveis.
A agência europeia alerta também para a "extensão geográfica do surto é inédita", tendo em conta que vai desde as ilhas Svalbard, um arquipélago no Ártico que pertence à Noruega, até ao sul de Portugal e ao leste à Ucrânia, afetando 37 países da Europa.
O relatório indica ainda que continua a registar-se uma tendência decrescente da ocupação hospitalar por covid-19, com 431 internados na segunda-feira, que representavam menos 8% do que os hospitalizados na semana anterior.
O índice de transmissibilidade (RT) é inferior a 1 em todo o país. A mortalidade específica por covid-19 situa-se em 17,7 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes.
ECDC e EMA frisam que está atualmente em curso "uma nova vaga" de covid-19 na Europa, "com taxas crescentes de admissão em hospitais e unidades de cuidados intensivos".
"Os casos notificados têm sido situações com resolução clínica, não tendo ocorrido casos graves", refere a DGS.
Estavam nas unidades de cuidados intensivos (UCI) 98 doentes, que correspondiam a 34,8% do limiar definido como crítico de 255 camas ocupadas.
O Instituto Superior Técnico prevê ainda que eventos como o Rock in Rio causem uma média de 40 mil contágios, pelo que recomendam o uso de máscara em grandes eventos, nos transportes públicos e em contexto laboral quando há proximidade entre trabalhadores.