
UE atinge as 100 milhões de doses de vacinas administradas @Model.HTag>
A informação foi avançada pela presidente da Comissão Europeia que indicou que "a boa notícia é que a vacinação está a ganhar velocidade em todos os Estados-membros da UE".
A informação foi avançada pela presidente da Comissão Europeia que indicou que "a boa notícia é que a vacinação está a ganhar velocidade em todos os Estados-membros da UE".
A posição de Piotr Kramarz surge numa altura em que, após dois meses de confinamento rigoroso que levaram a uma redução acentuada do número de infeções, Portugal começa a reabrir alguns setores, num levantamento gradual das restrições.
Segundo o também chefe-adjunto do programa de doenças do ECDC, isso irá acontecer a "ritmos diferentes em países diferentes", até porque "alguns países têm vindo a registar já descidas nos casos", como Portugal.
A responsável pela saúde europeia diz que "isto ajudará a acelerar o acesso dos cidadãos às vacinas", numa altura em que apenas 6,8% dos adultos europeus estão totalmente imunizados.
Ministra da Saúde defende uma "participação determinada" na construção do projeto, afirmando a necessidade de uma resposta europeia concertada à pandemia da covid-19.
Portugal segue a tendência europeia e tem 6,4% da população adulta totalmente vacinada (com a segunda dose) e 15,2% com a primeira dose recebida.
Direção-Geral da Saúde explica que exclusão de recuperados da doença se deve à escassez de vacinas. "Não se trata de não vacinar os recuperados", garante, defendendo que devem ser priorizadas as pessoas que não tiveram possibilidade de desenvolver imunidade ao vírus.
Relatório afirma que o risco de infecção no resto do agregado familiar é reduzido em 30% a partir do momento em que um dos elementos está vacinado.
Há um mês, Portugal era líder mundial de casos e mortes por covid-19. Hoje, é o país da União Europeia com menos infetados por milhão de habitantes e registou o menor número de mortes da pandemia dos últimos cinco meses.
Até 22 de fevereiro, "foram identificados cerca de 10.700 casos em 29 países da UE/EEE" da mutação inicialmente detetada no Reino Unido em novembro de 2020.
A responsável pela pasta da Saúde do executivo comunitário garantiu que "a 'task force' industrial da Comissão Europeia está a trabalhar para maximizar a capacidade de produção das vacinas".
A Comissão Europeia revelou hoje que irá apresentar ainda este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital.
Plano de vacinação prosseguirá "sem perder de vista uma ação coordenada na prevenção, mitigação e combate à doença", afirmou ministra da Saúde.
Medidas a aplicar serão diferentes de acordo com cada sector, da educação ao turismo. DGS revela que novo plano de testagem está a ser preparado.
Portugal saiu da categoria que abrangia regiões ou países onde a taxa de notificação de novas infeções é superior a 500 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias.
O Instituto Gulbenkian de Ciência está a conduzir um estudo para avaliar a efetividade da vacina contra a Covid19. Carlos Penha-Gonçalves, um dos investigadores principais, está otimista e acredita que a proteção será semelhante à conferida pela infeção.