As conversas secretas de Marcelo e Costa e os momentos decisivos da crise
Maria Henrique Espada

As conversas secretas de Marcelo e Costa e os momentos decisivos da crise

Mandou o chefe de gabinete avisar Costa de que não convidasse ninguém para o Governo. E em abril estava convencido de que Galamba ia sair. Os dramas da hora decisiva do mandato e o Marcelo que não se mostra para as câmaras: o que telefona ao neto para discutir política, ia a Fátima na pandemia e anda por aí a pé, em Lisboa, todos os dias.

O cenário negro

E se nos cinco meses até à eleição e tomada de posse do novo governo o Supremo Tribunal de Justiça arquivar o inquérito a António Costa?

Marcelo, o desdramatizador implacável
Bruno Faria Lopes

Marcelo, o desdramatizador implacável

Se a convocação de eleições era incontornável, a sua data e a decisão sobre o Orçamento são mais discutíveis. A forma escolhida foi interessante: o Presidente da República retirou quase todo o dramatismo e o significado ao momento político inédito que vivemos desde terça-feira. É uma escolha estratégia que lhe dá vantagens, mas que nos deixa uma sensação de normalidade artificial.

Um Orçamento no limbo à espera de Marcelo
Margarida Davim

Um Orçamento no limbo à espera de Marcelo

O futuro do Orçamento do Estado está nas mãos de Marcelo Rebelo de Sousa. Se dissolver já o Parlamento, o documento fica sem efeito e o País em duodécimos. Mas há uma forma de convocar eleições e garantir que o Orçamento entra em vigor.

Editorial

Um ministro sem condições para o cargo

Quando João Gomes Cravinho se sentar com os seus colegas europeus, todos terão lido sobre as suspeitas que recaem sobre ele em relatórios que avaliam a sua credibilidade. Será visto como um ministro frágil, sem autoridade ou força política para assumir compromissos em nome do Governo.

Um Governo de pensos rápidos

Ser capaz de ganhar eleições e manter o poder não é o mesmo que ser um bom primeiro-ministro. António Costa tem sido capaz de governar ao sabor da corrente, gerindo o dia a dia e encontrando soluções que não são mais do que pensos rápidos - mas não resolvem problemas de fundo.

Caderno de Significados

A arte de governar

Cavaco tranquiliza-nos com a segurança de que, não estando ele ao leme da Nação, a tratar de resolver as coisas por nós, poderão sempre estar delfins do seu conhecimento. Assim saibam beber os ensinamentos. Entreguemo-nos, portanto, ao sonho, porque jamais dormiremos tão descansados!

O grande teste de Luís Montenegro

Perder as europeias, sobretudo na atual conjuntura política, com a sucessão de casos que afetam o Governo, seria mau para o PSD, mas seria o fim da liderança de Luís Montenegro. Esse será o seu teste do algodão.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana