
Vem aí a polio, a lepra e o dengue?
As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.
As autoridades de saúde alertam para o risco de doenças antigas voltarem à Europa décadas depois de serem erradicadas. E os mosquitos que transmitem doenças tropicais também já foram detetados em Portugal.
Desde 2002 que a região europeia é considerada como livre da doença, mas os especialistas temem "lacunas na vacinação".
A agência europeia alerta também para a "extensão geográfica do surto é inédita", tendo em conta que vai desde as ilhas Svalbard, um arquipélago no Ártico que pertence à Noruega, até ao sul de Portugal e ao leste à Ucrânia, afetando 37 países da Europa.
Portugal está no top 10 dos países com mais casos: já temos quase 1.000. Mas o número de novos casos tem vindo a diminuir de forma global. E a vacinação vai começar a ser feita preventivamente. Saiba a quem e porquê e o que deve fazer para se proteger.
Português e letão queixaram-se das condições desumanas e degradantes de detenção.
No país há cerca de 4.298 casos: 64 tratam-se de mulheres, sendo os restantes do sexo masculino. Quanto à idade dos infetados vai desde os 10 meses aos 88 anos.
Existem vários casos em que os sintomas só se manifestam passados vários anos da infeção, o que pode levar a diagnósticos tardios e a uma maior resistência aos tratamentos.
Países com mais casos confirmados são o Reino Unido (524 contágios), Espanha (313), Alemanha (263), Portugal (241), Canadá (159) e França (125).
Dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças revelam que, entre 15 e 23 de maio, foram comunicados 85 casos em oito Estados-membros, entre os quais Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Portugal, Espanha, Suécia.
Autoridades investigam possibilidade de transmissão ter começado na comunidade homossexual porém, como não se trata de uma doença descrita como sexualmente transmissível, os especialistas têm convicção de que o vírus poderá estar disseminado.
Foram detetados três casos da doença na sequência de um alerta internacional emitido pela OMS, depois de um surto que infetou 74 crianças no Reino Unido.
Aida foi identificada e avisada de que incorria em desobediência. Mas não houve nenhuma consequência criminal. Nem poderia, diz constitucionalista.
Com a severidade dos sintomas da Covid-19 cada vez mais ligada à obesidade, os especialistas advertem: o longo Covid será um problema grave.
A idade normal da reforma em Portugal subirá dos 66,42 anos em 2021 para 67,5 anos em 2035, atingindo 68,37 anos em 2050, estima a organização.
ECDC coloca Portugal entre três países em aviso amarelo, com Itália, Malta, Espanha e Suécia em níveis "pouco preocupantes" e o resto da UE classificada como "altamente" ou "muito preocupante".
DGS atualizou norma e vacinados só são considerados contactos de alto risco caso partilhem o mesmo quarto ou trabalhem em lares ou prisões, deixando de ser necessário isolamento após apenas um teste negativo.