Filipa de Bragança: a paixão da irmã do 'Rei' por Salazar
24 de fevereiroMarco Alves

Filipa de Bragança: a paixão da irmã do "Rei" por Salazar

Durante 28 anos, a infanta Filipa combinou encontros com Salazar, pediu-lhe favores para amigos, para a Causa Real e para o sobrinho D. Duarte Pio. Trocou cartas com o ditador que revelam uma grande cumplicidade, e, quando ele morreu, tentou desesperadamente reavê-las. O que passou entre os dois?

A máquina de repressão que Putin construiu
06 de fevereiroMaria Henrique Espada

A máquina de repressão que Putin construiu

O presidente russo foi montando as peças que lhe permitem hoje controlar, vigiar, prender, exilar ou ilegalizar o que quer e quem quer. Da polícia às leis, o aparelho de opressão tornou-se mais pesado nos últimos anos, e sobretudo meses. Até às eleições de setembro, "a repressão vai piorar", acredita José Milhazes.

Adolf Hitler foi eleito na Namíbia
04 de dezembro de 2020Leonor Riso

Adolf Hitler foi eleito na Namíbia

Um político conseguiu 85% dos votos para representar o círculo eleitoral de Ompundja. Mas garante que nada tem a ver com a ideologia nazi.

A rede de cunhas e favores de Oliveira Salazar
17 de novembro de 2020Marco Alves

A rede de cunhas e favores de Oliveira Salazar

Os pobres pediam-lhe dinheiro e casas, mas as elites (médicos, engenheiros, deputados, juízes, militares, empresários, padres e condes) queriam colocações em bancos, aumentos, cargos e comendas. Durante 36 anos, o ditador acedeu a centenas de cunhas.

Cunhas do antigo regime

Numa edição antecipada devido às restrições que vigoram no fim de semana, fomos ler as cartas com os pedidos de favores feitos a António Oliveira Salazar e contamos quem são alguns dos portugueses que mais testes fizeram à Covid-19

3
Theotónio Pereira: O outro delfim exilado por Salazar
08 de novembro de 2020Sara Capelo

Theotónio Pereira: O outro delfim exilado por Salazar

Cresceu monárquico. O ditador viu nele um adversário e enviou-o para Espanha. Se não tivesse Parkinson, talvez o tivesse substituído, aventa uma biografia agora publicada. Nunca se saberá.

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)