(Entre parênteses)

Lobo Antunes põe algumas personagens a falar através de frases dentro de parênteses, para que as vozes se justaponham e misturem com as que estão fora deles. José Saramago, pelo contrário, condenou-os pratica- mente à inexistência nos romances, excepto nos diários.

O salazar

Tal como o salazar da cozinha tentou introduzir a ordem na preparação dos alimentos, afastando os profissionais da desordem, da agitação e da perturbação social (entenda-se: as crianças), o tirano de Santa Comba Dão tentou acabar com a suposta anarquia nas ruas.

O massacre de Wiriamu
21 de janeiroJoão Pedro George

O massacre de Wiriamu

Este ensaio faz parte de um livro a publicar pelo autor, na Penguin Random House, até final do ano e que se intitulará "O Império às Costas, Retornados, Racismo e Pós-Colonialismo". Com este trabalho, a SÁBADO inicia uma série “Guerra Colonial: 60 anos, 60 histórias”, que se prolongará até ao final do ano.

NovaSBE: Amigos, amigos, opiniões à parte
04 de julho de 2020Bruno Faria Lopes

NovaSBE: Amigos, amigos, opiniões à parte

Os professores da NovaSBE foram instruídos a não assinarem artigos de opinião com o nome da faculdade, que quer distância de polémicas e de críticas directas a empresas – incluindo aos seus mecenas, com os quais tem relações próximas.

9
Como Espanha envenena a água do rio Tejo
06 de novembro de 2019Sérgio A. Vitorino

Como Espanha envenena a água do rio Tejo

Com níveis elevados de fósforo e de azoto e um baixo teor de oxigénio, a água do Rio Tejo chega a Portugal envenenada pelos esgotos e indústrias de Espanha.

12
As fabulosas férias de Marcelo
04 de julho de 2019Maria Henrique Espada

As fabulosas férias de Marcelo

Marcelo Rebelo de Sousa sabe exactamente o que fez no Verão passado. E no outro. E no outro... Desde miúdo que política e férias sempre se misturaram.

A Newsletter SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias pela redação da SÁBADO, sempre ao início da manhã. (Enviada de segunda a sexta)