Maioria dos assassinatos conjugais é premeditada
04 de novembro de 2020Bruno Faria Lopes

Maioria dos assassinatos conjugais é premeditada

Os autores, quase todos homens, matam as vítimas, quase todas mulheres, sobretudo à noite, em casa e com arma branca ou de fogo. Um terço dos assassinos suicidou-se após o crime.

19 de agosto de 2020Raquel Lito

Tia de recluso: "O meu sobrinho diz ter sido espancado por três guardas"

O afilhado de Maria ligou-lhe no início da semana, alterado e a chorar. Tinha sido agredido numa pequena prisão do Norte, pela segunda vez. Dizia estar "pisado" nos braços, na cara, e temia ter fracturado as costelas. Sindicatos, associações e Direcção Geral dos Serviços Prisionais manifestam preocupação.

15 de dezembro de 2018Alexandre R. Malhado

Mercado negro dentro das prisões dispara com greve

Há maços que custam 25 euros e latas de tabaco para enrolar que custam 100 euros. Até bens como o café, atum em conserva, pacotes de bolachas e produtos de higiene estão a atingir máximos. 

4
Preço dos vegetais na prisão de Monsanto leva recluso a chamar Marcelo
12 de dezembro de 2018Alexandre R. Malhado

Preço dos vegetais na prisão de Monsanto leva recluso a chamar Marcelo

E se uma alface custasse €41,60 o quilo? No Estabelecimento Prisional de Monsanto, os vegetais estão em máquinas de vending e são caros. Um recluso enviou uma carta ao Presidente da República a desvendar o "abuso dos preços". Direcção-Geral dos Serviços Prisionais diz que não controlam o preço.

4
Reclusos fazem 'protesto pacífico' na prisão de Custóias
05 de dezembro de 2018Alexandre R. Malhado

Reclusos fazem "protesto pacífico" na prisão de Custóias

Cerca de 400 reclusos, das alas A e B da prisão de Custóias, no Porto, amotinaram-se à hora de almoço desta quarta-feira. Foram usadas balas de borracha. Direcção de Serviços Prisionais diz que foi um "protesto pacífico".

3
Motim faz com que reclusos fiquem fechados todo o dia
05 de dezembro de 2018Alexandre R. Malhado

Motim faz com que reclusos fiquem fechados todo o dia

O presidente do Sindicato Independente dos Guardas Prisionais, Júlio Rebelo, explicou que a medida foi tomada "por razões de segurança" e tem como objectivo "isolar os reclusos uns dos outros". Contudo, reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa vão ter pátio de forma faseada.

2
Reclusos tentam corromper guardas prisionais mais jovens
28 de novembro de 2018Alexandre R. Malhado

Reclusos tentam corromper guardas prisionais mais jovens

Um guarda-prisional de 30 anos, com menos de um ano de experiência, terá cometido suicídio durante o serviço no Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz. Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional fala em "tragédia". "Estamos a sofremos todos. Especialmente o guarda que encontrou o seu colega morto."

A Newsletter Geral no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber todos os dias. Um resumo de notícias, no seu email. (Enviada diariamente)