O que a TI Portugal fez e faz pelo País? - A marcar a agenda TIBA na governação e gestão
O século atual tem visto comprovado, de forma clara e inequívoca como o fenómeno corruptivo é motivação e causa dos principais males nacionais e internacionais
O século atual tem visto comprovado, de forma clara e inequívoca como o fenómeno corruptivo é motivação e causa dos principais males nacionais e internacionais
Ser capaz de ganhar eleições e manter o poder não é o mesmo que ser um bom primeiro-ministro. António Costa tem sido capaz de governar ao sabor da corrente, gerindo o dia a dia e encontrando soluções que não são mais do que pensos rápidos - mas não resolvem problemas de fundo.
Que à necessidade de crescimento económico, unânime no debate público, somemos a promoção da equidade e da segurança, incluindo psicológica, e que todas as pessoas, quaisquer que sejam os seus papéis e responsabilidades na sociedade, se envolvam e para isso contribuam.
Liga dos Bombeiros diz que é preciso pensar na floresta "não na ótica da rentabilidade mas na do ambiente" e lamenta "não ser ouvida". Defende que "os bombeiros têm de ser coordenados por bombeiros" e, por isso, pedem a aprovação de um Comando Nacional.
Grupo ultra-conservador invadiu, ontem, missa promovida por católicos LGBT.
Todos os séculos, todas as gerações, têm as suas novas perspetivas e evoluções culturais. É tempo de a geração governativa que está prestes a reformar-se conheça e responda às pretensões e valores das gerações mais novas. É assim que deveria funcionar, não repetir os erros ou o pior das gerações de governantes passadas e antecipar os erros e o pior que as futuras gerações podem alimentar.
Juntámos sete sugestões disponíveis em streaming, para quem gosta de política e de filmes com jogos de bastidores, manipulação da opinião pública, financiamentos milionários e facadas nas costas.
Um dos puzzles que mais me intriga na vida é por que razão, na governação e gestão nacionais, reina a inércia, ineptidão e indiferença entre as elites, incluindo as mediáticas, com vista à busca de explicações, respostas e métodos.
Anfetaminas, exaustão militar e a reorientação estratégica dos Emiratos Árabes Unidos e da Arábia Saudita, em busca de um compromisso de segurança com o Irão, abriram caminho à reintegração política na Liga Árabe.
Infelizmente, a transparência não está postulada, expressamente, na Constituição da República Portuguesa. Uma lacuna que contribui para o atraso das competências e capacidades nacionais.
Gouveia e Melo destacou que em 2022 os navios portugueses estiveram 4.867 dias empenhados em missão, um valor "excecional" para uma Marinha da dimensão da portuguesa.
Começou a trabalhar aos 6 anos e hoje, aos 63, lidera uma empresa com 2.700 trabalhadores – incluindo um que passa os dias a tratar de uma burra. Na DST há 2 mil obras de arte e uma natalidade que é o dobro da média nacional.
Governo está a desenhar estratégias para diminuir tempos de espera, mas plano só será concretizado em 2025. Há pacientes muito urgentes que chegam a esperar mais do dobro do tempo recomendado.
A verdade é que cheguei à conclusão de que, com todas as confusões geradas pelos comportamentos de vários membros do Governo, vai ser totalmente impossível proceder a uma discussão séria acerca do futuro da União Europeia na campanha eleitoral para a escolha dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu.
No 49.º aniversário da Revolução de Abril, não faltaram os avisos sobre os perigos do populismo e da extrema-direita. Ventura preferiu falar de corrupção, excedendo o tempo. Rui Rocha trouxe várias datas para o calendário e Miranda Sarmento quis atacar o PS mas cometeu uma gaffe.
Será que o legislador se limitou a regulamentar uma lei descurando da sua viabilidade e executabilidade, deixando as magistraturas com o "problema" nas mãos?