
Doença, desemprego e divórcio potenciam situações de pobreza @Model.HTag>
Estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos chama a esses três processos de produção, reprodução ou intensificação dessa situação "os três D da pobreza".
Estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos Santos chama a esses três processos de produção, reprodução ou intensificação dessa situação "os três D da pobreza".
Os três distritos com mais enfermeiros disponíveis são Porto, Lisboa e Braga. No extremo oposto encontram-se Portalegre e Beja.
O Comité Europeu de Direitos Sociais do Conselho da Europa defende que os programas de realojamento dos municípios levaram muitas vezes a uma "segregação da comunidade cigana".
Se podemos trabalhar a partir de qualquer lugar, porque haveríamos de continuar encafuados em casas apertadas, com uma miragem a que chamamos vista de mar?
Os dados do IEFP mostram que o confinamento está a ter um impacto significativo no mercado de trabalho, sendo que desde o início do ano o número de desempregados aumentou em quase 30 mil.
De acordo com o IEFP, no final de fevereiro, estavam registados nos serviços de emprego do continente e regiões autónomas 431.843 desempregados.
Mãe de três filhos pequenos, Isabel viu o marido ficar sem emprego, tal como ela. "É tudo muito à justa", afirma. Conta com a ajuda do Banco Alimentar Contra a Fome.
Quem procura ajuda "são sobretudo pessoas que nunca recebiam ajuda, que tinham a sua vida organizada", relata Isabel Jonet.
O país que está refletido nos dados sobre pobreza do Instituto Nacional de Estatística desapareceu, afirma Farinha Rodrigues.
Há pensionistas que levam quase 50 mil euros e outros que nem aos 600 chegam de reforma. Mas, ao que parece, o problema está na linguagem. E também já chegámos ao ponto de se esconder processos arquivados. Se não fosse grave, era só idiota.
O inquérito, que é o primeiro do género em Portugal, contou com uma amostra de 1.727 profissionais independentes.
Em 2020, as mulheres também sofreram mais no emprego com o impacto dos confinamentos para impedir a propagação do vírus.
Relatório "Portugal, Balanço Social 2020 - Um retrato do país e dos efeitos da pandemia", mostra que as classes menos escolarizadas foram as mais afetadas pelo desemprego e que menos puderam ficar em teletrabalho. Na telescola, foram também as classes mais altas que mais viram o Estudo em Casa da RTP.
No livro Privacy is Power [Privacidade é poder], a professora de Oxford explica como uma app nos pode manipular e como os nossos dados pessoais nos podem roubar o emprego.
De acordo com um estudo elaborado pelo Gabinete de Estudos Sociais da CGTP, com base em dados do INE, no ano passado foram destruídos cerca de 100 mil postos de trabalho, em termos líquidos, o que corresponde a um recuo anual de 2%, interrompendo o crescimento que se verificava há seis anos.
Os efeitos da covid-19 não se limitam aos que a doença provoca em que contrai o vírus. As alterações profundas nas rotinas e na vida social fazem também parte dos efeitos da pandemia.