
Santa Casa: O projeto de sete milhões e com sete anos que continua fechado
A Santa Casa tem praticamente pronto o empreendimento para uma residência sénior em Monsanto num edifício doado pela Nestlé já em 2016. Mas sem abrir.
A Santa Casa tem praticamente pronto o empreendimento para uma residência sénior em Monsanto num edifício doado pela Nestlé já em 2016. Mas sem abrir.
Quando João Gomes Cravinho se sentar com os seus colegas europeus, todos terão lido sobre as suspeitas que recaem sobre ele em relatórios que avaliam a sua credibilidade. Será visto como um ministro frágil, sem autoridade ou força política para assumir compromissos em nome do Governo.
Em agosto, o Ministério Público acusou 73 arguidos no processo relacionado com adjudicações de obras pela Direção-Geral dos Recursos da Defesa Nacional.
As Finanças enviaram uma auditoria onde se apontavam irregularidades na gestão de Alberto Coelho. Secretário de Estado da Defesa tammbém havia avisado sobre derrapagem.
Gomes Cravinho sublinhou que a decisão de contratar Marco Capitão Ferreira "foi única e exclusivamente" da DGRDN e do seu então diretor-geral, Alberto Coelho, um dos arguidos na operação 'Tempestade Perfeita' também envolvido na polémica derrapagem dos custos das obras do antigo Hospital Militar de Belém.
Em causa está um alegado contrato de assessoria assinado em 2019 entre o ex-secretário de Estado e a Direção-geral de Recursos da Defesa Nacional, à data liderada por Alberto Coelho - um dos envolvidos na operação judicial e nome ligado à derrapagem dos custos na requalificação do antigo Hospital Militar de Belém.
Os custos adicionais "vão ser cobertos", garantiu o secretário de Estado da Mobilidade Urbana Jorge Delgado.
A oposição à alteração da idade da reforma tornou-se mais radical desde que o Governo fez aprovar o diploma sem votação no parlamento.
O ministro dos Negócios Estrangeiros fez, no parlamento, uma cronologia dos acontecimentos desde 2020, altura em que foi tomada a decisão de reconverter o antigo Hospital Militar de Belém num Centro de Apoio Militar à covid-19, obra que derrapou de 750 mil euros para 3,2 milhões.
Mas o ICA será o último a saber. O realizador Ivo Ferreira cancelou o início das filmagens do "Projeto Global" sem anunciar nova data. O produtor diz que tem reuniões marcadas com o financiador público para explicar a situação.
Um ano depois das eleições antecipadas, as situações de instabilidade dentro do executivo não estiveram relacionadas com a especulação de que António Costa poderá sair a meio do mandato, mas com episódios que envolveram vários membros da sua equipa, em particular Pedro Nuno Santos, apontado como potencial futuro candidato a líder do PS.
“Não sabia” é o novo mantra nacional. Em questões de integridade ética, em questões de política pública, em tudo o que nos faz falta. Aqui está o lema para o novo hino.
Sobre o email que dava conta do aumento da despesa, Cravinho respondeu: "Em nenhuma circunstância se pode imaginar que isso é um pedido de autorização, em nenhuma circunstância se pode imaginar que, não dizendo nada, tacitamente está aprovado".
Cravinho admitiu que em março de 2020 "torna-se claro que o custo vai ser superior àquilo que era o custo inicial estimado", mas garantiu que "não há nenhuma mentira" naquilo que declarou ao parlamento.
O ministro dos Negócios Estrangeiros disse que vai ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre a derrapagem do orçamento do Hospital Militar de Belém.
"À medida que o tempo passa podem surgir questões que não eram do conhecimento ou dos próprios ou da opinião pública ou dos cidadãos ou da comunicação social, e que dizem respeito ao passado", justificou o Presidente da República.