
Subestimámos falta de capacidade de produção de vacinas, diz Von der Leyen @Model.HTag>
A presidente da Comissão Europeia salientou que pode ser acelerada a introdução de novas vacinas no mercado.
A presidente da Comissão Europeia salientou que pode ser acelerada a introdução de novas vacinas no mercado.
A presidente da Comissão Europeia disse estar "ansiosa" por trabalhar com o primeiro-ministro ao longo da presidência do Conselho da UE, que Portugal assumiu hoje.
Bruxelas definiu domingo como limite para um acordo após a saída do Reino Unido da União Europeia, sob pena de não ratificar o entendimento antes do fim do período de transição.
O primeiro-ministro português recusou ainda que o objetivo da autonomia estratégica da UE seja incompatível com a ideia de "uma Europa aberta ao mundo".
O primeiro-ministro recusou vital fechar os compromissos sobre o Quadro Financeiro Plurianual discutido no Conselho Europeu em julho deste ano.
O primeiro-ministro pediu para que seja "ultrapassado o impasse criado" e recusou a tese de que protesto da restauração resulte da ausência de diálogo por parte do seu executivo.
A reunião com Charles Michel decorrerá ao final da tarde na sede do Conselho Europeu, será seguida de uma conferência de imprensa conjunta virtual.
Decisão de adiar a visita foi tomada na terça-feira, depois de uma chamada telefónica entre David Sassoli e António Costa, tendo em conta as recomendações médicas em Portugal e na Bélgica.
"Espero que possa haver um acordo entre o Conselho e o Parlamento Europeu e que tudo seja aprovado a tempo e horas para que possamos arrancar com este plano", disse Costa.
David Sassoli garantiu sentir-se bem e estar sem sintomas do novo coronavírus. O presidente do Parlamento Europeu ficará agora em isolamento até receber teste negativo da Covid-19.
David Sassoli realçou a ideia da criação de um quadro que garanta que haja um salário mínimo em todos os Estados-membros da UE.
A posição do Parlamento Europeu foi manifestada no dia em que a NATO se reúne, ao nível dos embaixadores, para avaliar as implicações do envenenamento com novichok do líder opositor russo Alexei Navalny.
"É necessário diálogo e uma solução consensual para esta crise", defendeu o presidente da assembleia europeia, David Sassoli sobre o golpe militar no Mali.
Numa cimeira que se prevê longa, os líderes vão tentar chegar a um acordo sobre o plano de relançamento da economia europeia face à crise provocada pela pandemia da Covid-19.
O regresso à mesa das negociações não resultou no impulso final com vista a um acordo entre Bruxelas e Londres sobre a futura relação bilateral. Barnier fala em "sérias divergências" persistentes, reitera as linhas vermelhas da União e pede "compromisso" às autoridades do Reino Unido.
Os dados que são revelados diariamente pelos serviços sanitários espanhóis também indicam que já passaram pelos hospitais 124.732 pessoas com covid-19, tendo dado entrada na última semana 97.